Nesta segunda-feira, 31, a Casa de Apoio ICEANA completa o seu primeiro ano de funcionamento ininterrupto. A iniciativa, que tem à frente a Igreja Cristã Evangélica do Avivamento de Anápolis, visa dar acolhimento a acompanhantes de pessoas que se encontram em tratamento em hospitais da Cidade e, também, em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Inicialmente, segundo as diretoras do projeto, Sílvia Almeida e Delízia Santos, o atendimento era direcionado aos acompanhantes de pacientes do Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA), oriundos de várias localidades goianas e de outros estados brasileiros. Em geral, gente que, repentinamente, foi surpreendida com a doença de uma pessoa próxima e que teve de se deslocar às pressas para receber socorro e, muitas das vezes, sem ter dinheiro e um local onde permanecer.
A Casa de Apoio ICEANA está localizada no setor Bougainville, próximo ao HUANA, à Escola da APAE e do Hospital do Câncer. O imóvel dispõe de 13 leitos com acomodações para casais e solteiros e toda a estrutura necessária para receber, com dignidade e conforto, as pessoas que necessitem deste acolhimento. A unidade conta com três funcionários fixos e os demais, como Sílvia Almeida e Delízia Santos, são voluntários da Igreja. Estas pessoas não medem esforços em praticarem o bem e ajudarem ao próximo.
Todos os dias, na Casa de Apoio ICEANA, são fornecidas quatro refeições: café da manhã; almoço, lanche e jantar. Além disso, e dos funcionários, há também as despesas com a manutenção do espaço. Os gastos mensais giram em torno de R$ 10 mil. Todo recurso é fruto de doações dos fiéis da Igreja e de outros doadores da comunidade que abraçam o projeto. Não há verbas públicas.
Além do HUANA, da APAE, do Hospital do Câncer há, também, encaminhamento de acompanhantes do Hospital de Queimaduras, Santa Casa e de outros hospitais. As pessoas a serem acolhidas são triadas a partir de uma ficha cadastral que pode ser solicitada nas unidades de saúde. Por mês, a Casa de Apoio Iceana atende entre 50 e 60 pessoas.
Sílvia e Delízia relatam que há casos de pessoas que ficam por, até, três meses na casa, devido ao tempo de tratamento do paciente a quem está acompanhando. Com isso, cria-se um ambiente de família e amizade, de troca de experiências dos problemas vivenciados. As diretoras destacam que o trabalho, embora seja mantido pela igreja, não faz nenhuma acepção religiosa para com as pessoas acolhidas. O objetivo é, exclusivamente, dar amparo a quem precisa, num momento de dor e dificuldade.
Como ajudar
Quem tiver interesse em conhecer melhor o trabalho realizado pela Casa de Apoio ICEANA pode entrar em contato pelos telefones: (62) 3318-5676 ou 99196-0378 (WhatsApp). Também, há uma conta bancária do projeto, para receber doações, na Caixa Econômica Federal: Agência 2262; Operação 003; Conta Corrente 300.336-7
A Igreja Cristã Evangélica do Avivamento de Anápolis tem cinco templos em Anápolis: JK Nova Capital; Boa Vista; Jardim das Américas, Bairro de Lourdes e Calixto Abrão, além de um no município de Vila Propício.