Leia também: Anápolis deve ter cerca de R$ 540 mil de reforço para combate à dengue
Durante o evento, foram realizadas castrações em animais previamente cadastrados, novas inscrições foram feitas e vacinas contra a raiva foram administradas.
Além disso, houve a possibilidade de cadastro para castração e vacinação contra a raiva para animais com mais de três meses de idade. A data da próxima ação do Castramóvel será anunciada em breve, com a recomendação de 12 horas de jejum de água e comida para os animais.
As castrações de fêmeas e machos de grande porte são realizadas no Centro de Zoonoses, mediante agendamento prévio, que pode ser feito nas regiões com auxílio da Secretaria Municipal de Integração, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A triagem considera questões sociais do dono do animal e a análise socioeconômica, organizando o cronograma por bairros.
O Castramóvel, fornecido pela atual gestão, é um ônibus adaptado com salas cirúrgicas, de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, além de sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica.
Cães e gatos com mais de três meses de idade têm agora três postos fixos para vacinação antirrábica em Anápolis: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Cada local tem seu próprio horário de atendimento.
Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal:
- Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
- Local: Avenida Belo Horizonte, quadra D, lote 29 — Bairro Santo André/Victor Braga
- Telefone: (62) 3313-1336
Postos fixos para vacinação antirrábica:
- Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
- Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.
- Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira das 13h às 18h.