CPE: novo comando
O comandante da CPE – Companhia de Policiamento Especializado de Anápolis, major Leonardo Bernardes, foi substituído. Oficial da Polícia Militar com duas décadas de experiência na corporação, Leonardo foi colocado à disposição do Comando Geral da PM. No lugar dele, fica o também major, Fábio Castro, que comandava a mesma instituição em Jataí. Perguntada sobre o motivo da troca, a alta cúpula da PM informou que trata-se de rodízio corriqueiro, sendo mera estratégia administrativa. Leonardo havia assumido o posto na CPE de Anápolis no lugar do Coronel Hrillner Braga, que faleceu no dia 6 de setembro de 2020, vítima da pandemia.
Maria da Penha
Na noite de terça-feira (02/03), policiais do 28° BPM foram acionados pelo Copom para averiguar uma violência doméstica, no Bairro Bandeiras. No local, a vítima informou aos policiais que seu companheiro teria proferido xingamentos, além de agredi-la fisicamente com chutes e empurrões. Diante dos fatos, agressor e vítima foram conduzidos à Central de Flagrantes, onde foi autuado pelos crimes de lesão corporal e injúria c/ Lei Maria da Penha (Lei 11340/06).
Posse de drogas
Na noite de terça-feira (02/03), policiais militares do 28° BPM, realizava um patrulhamento de rotina, quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita, sendo realizada a abordagem conforme o POP- Procedimento Operacional Padrão. Durante a busca pessoal do abordado, foi encontrada em sua posse uma porção de substância análoga a cocaína. E durante a diligência o abordado afirmou que tinha mais drogas em sua residência. Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência com base no Art. 28 da lei 11.343 (posse de drogas para consumo próprio).
Foragido capturado
Na tarde de terça-feira (02/03), na cidade de Pirenópolis, policiais militares do 3° CRPM e do 28° BPM, após compartilhamento de informações conseguem capturar foragido da justiça. Na ocasião o foragido da justiça possui sentença definitiva pelo crime de roubo (Art.157 – CPB). O indivíduo foi conduzido a Central de Flagrantes onde a Autoridade Policial cumpriu o referido mandado.
Tráfico de drogas
Na noite de segunda-feira (01/03), viaturas do CPU e Força Tática do 28BPM, durante patrulhamento, abordaram indivíduo que estava em um veículo parado em uma rua erma. O abordado tratava-se de um veículo de transporte de aplicativo e estava esperando um passageiro que ao ver a viatura policial jogou as drogas por cima do muro na casa de seu vizinho. Foi feito o adentramento na residência, sendo encontrado grande quantidade de droga do tipo crack, além de diversas porções de cocaína e maconha. Desta maneira, o autor foi conduzido à central de flagrantes, onde foi lavrado o flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Drogas na linha
A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Vianópolis, prendeu em flagrante delito, no dia 2 de março, uma investigada, do lar, de 27 anos, pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com a investigação, a suspeita teria levado porções de drogas – três comprimidos de LSD, oito porções fragmentadas de cocaína e 12 de maconha – entrelaçadas em novelos de fios têxteis para costura, para ser entregue a um detento da unidade prisional local que cumpre pena por furto. As drogas foram identificadas apenas horas depois da entrega, quando da realização da conferência do material.
Mais drogas
Durante as diferentes ações realizadas nas últimas horas, entre a tarde de terça-feira (2/03) e madrugada de quarta-feira (3/03), a Polícia Militar de Goiás realizou ao menos 12 prisões em flagrante e apreendeu mais de 100 quilos de drogas. Nesse período, também foram apreendidas armas de fogo, veículos e objetos roubados/furtados e mais de R$ 9.400,00 em espécie. As principais ocorrências foram registradas na capital, em Aparecida de Goiânia, Corumbaíba, Trindade, Itaberaí, Goianira, Cidade de Goiás e Rio Verde.
Covid
Segundo o boletim de acompanhamento do coronavírus no sistema de penitenciário goiano, atualizado diariamente pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o número de casos confirmados até o dia 03/03 era de 1.974, com 1.831 curados e 103 em recuperação. 05 óbitos foram registrados. Foram realizadas 8.329 testagens, sendo descartados 6.355.



