VERSÃO FLIP
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026
Contexto

Centro de Tecnologia e Inovação pode abrir novo ciclo da economia de Anápolis

de Claudius Brito
13 de agosto de 2020
em Economia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Ceitec Centro de Tecnologia de Anápolis (1)

Inaugurado no último dia 08/08, o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEItec) chega com a promessa de lançar as bases para um novo ciclo de desenvolvimento da Cidade e abrir um ‘guarda-chuvas’ de oportunidades aos jovens que estão no ensino superior, com muita ideia na cabeça e vontade de empreender, mas, muitas das vezes, esbarram em dificuldades burocráticas e falta de recurso para financiarem os projetos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anastácios Apostolos Dagios, um dos pilares do CEItec é, justamente, esse, ou seja, ser o ponto de convergência entre o conhecimento, o poder público e a iniciativa privada, num conceito que é batizado de tríplice hélice. Segundo ele, já estão sendo entabuladas algumas parcerias de peso como, por exemplo, com a Rumo, empresa ligada ao Grupo Cosam que arrematou a concessão dos tramos Central e Sul da Ferrovia Norte-Sul, no trecho que vai de Anápolis até o Estado do Tocantins. Além de parcerias com o Instituto de Tecnologia Aeronáutica, o ITA, e empresas suecas que devem chegar ao Brasil junto com os primeiros caças F-39 Gripen, para suporte ao início das operações dessas aeronaves.

Mas, um dos focos principais do CEItec será voltado para o apoio a startups, o que poderá alçar Anápolis a um novo ciclo desenvolvimentista, que seria a Economia da Inovação. O Prefeito Roberto Naves destacou que a preparação de Anápolis para esse novo ciclo é um trabalho que vem desde o início da gestão e que outros ocupantes da Pasta deram, também, a sua contribuição ao mesmo, citando o empresário de comunicação Vander Lúcio Barbosa, a professora Eva Cordeiro e o empresário e atual secretário estadual de Cultura, Adriano Baldy.

Além de abrigar futuras startups, de acordo com Roberto Naves, o CEItec abrigará um coworking, que poderá ser utilizado por aqueles que necessitarem de suporte para reuniões de negócios. Roberto anunciou, durante a inauguração do prédio que vai abrigar o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, localizado numa parte do complexo do antigo Clube Ipiranga, no Bairro Jundiaí, que está em fase final de licitação o projeto do Parque das Águas, utilizando a área verde daquele complexo. O CEItec, portanto, estará ligado a um espaço de lazer sustentável.

Secretário Anastácios Apostolos: CEItec traz economia da inovação para Anápolis

O secretário de Desenvolvimento Econômico completa dizendo que o Centro vai ser uma espécie de escola, onde os jovens empreendedores poderão aprender como fazer e lidar com patentes; como obter financiamentos e, ainda, funcionará como incubara de negócios. Além disso, vem sendo tocado o projeto de implantação do Polo Industrial e Tecnológico de Anápolis, o Politec, com o propósito de abrigar indústrias não poluentes e de base tecnológica.

Lá em meados da década de 70, pouca gente acreditava que o Distrito Agro Industrial de Anápolis fosse se consolidar. Demorou um pouco, o que é natural num processo de industrialização, ainda, mais, no interior do País. Mas, o DAIA está aí para provar que bons projetos podem amadurecer e render bons frutos. A expectativa é que o CEItec possa, também, tomar esse caminho.

O que é uma startup?

Startup é a designação dada para empresas inovadoras com rápido crescimento e cujos modelos de negócios podem ser replicados.

O modelo de negócios de uma startup é baseado na inovação, sendo que um dos principais objetivos é crescer em ritmo rápido, conquistando o mercado através da criação de um produto ou serviço. O conceito de startup, também, está relacionado com o tempo de existência da empresa, indicando uma entidade relativamente recente. Não existe um limite de tempo especificado para que uma empresa deixe de ser considerada uma startup e, segundo alguns autores, uma empresa com cinco anos de existência, ainda, pode ser classificada como tal.

Nem todas as pequenas empresas recém-criadas são startups, porque este tipo de empreendimento é idealizado para atingir um crescimento rápido. Para isso, são adotadas metodologias como o growth hacking, que tem como objetivo potenciar a empresa a crescer de maneira rápida e sustentável.

Este termo (que em inglês significa começar algo) surgiu na década de 90, quando empresas tecnológicas se desenvolveram graças à bolha da internet. Algumas das startups mais conhecidas são: Über; Airbnb; Dropbox; Snapchat, Pinterest e Spotify. (Fonte: Dicionário Financeiro? www.dicionariofinanceiro.com)

Rótulos: economia

Mais Artigos

Distrito Agro Industrial de Anápolis- Imagem- Codego

Espírito Santo bomba e Goiás fecha 2025 em quarto na produção industrial

de Claudius Brito
14 de fevereiro de 2026
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado de dezembro da Pesquisa Industrial Mensal- produção Física (PIM-PF)...

Foto; KAIKE COUFAL/CAIXA

Programa oferece microcrédito a inscritos no CadÚnico

de Anna Rhaissa
10 de fevereiro de 2026
0

Iniciativa começa em fase piloto por 90 dias O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome...

Centro-Administrativo-Adhemar-Santillo

Ajuste fiscal com cortes de gastos busca elevar nota de Anápolis como bom pagador

de Claudius Brito
6 de fevereiro de 2026
0

O prefeito Márcio Corrêa acredita que Anápolis irá, em pouco tempo, melhorar o seu status como bom pagador no indicador...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Filho caçula de secretário não resiste após ser baleado pelo pai em Itumbiara (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    GO: Segundo filho baleado por secretário Thales Machado não resiste e vai a óbito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Comércio varejista da região central de Anápolis vive drama e pede socorro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O preço oculto da formação médica no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor perde ação e Justiça fala em má-fé e estelionato religioso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Secretário de Governo de Itumbiara atira nos filhos e tira a própria vida

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui