A atuação do Centro Pop começa com a abordagem social, realizada por uma equipe especializada que busca ativamente essas pessoas nas ruas. Por meio de uma escuta qualificada, os profissionais conseguem entender a realidade de cada indivíduo e, a partir disso, oferecer o apoio necessário. “A acolhida integral, aliada à escuta ativa, permite que os profissionais compreendam as necessidades de cada pessoa, o que é fundamental para oferecer um atendimento eficaz”, afirma Dallila Mariane, secretária de Integração.
Leia também: Anápolis não adota Lei Seca nas eleições municipais de 2024
Além da escuta, o Centro Pop proporciona uma série de serviços essenciais, como alimentação com quatro refeições diárias, espaço para higiene pessoal, lavanderia, roupas e agasalhos, além de cortes de cabelo. O local também facilita a emissão de documentos, como RG e Carteira de Trabalho, e oferece encaminhamentos para o mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.
Essas ações são potencializadas por parcerias com instituições como a Defensoria Pública, o Ministério Público, e as polícias Militar e Civil, entre outros. O Centro Pop também intermedia ações com Comunidades Terapêuticas e a rede de Saúde Mental.
“Nossa meta é ajudar essas pessoas a recuperarem sua autonomia e reconstruírem seus projetos de vida, possibilitando a reintegração ao convívio familiar ou comunitário”, conclui Dallila.