VERSÃO FLIP
quinta-feira, 15 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 15 de janeiro, 2026
Contexto

Cientistas criam córneas em 3D e abrem caminho para cirurgias sem doadores

de Anna Rhaissa
15 de janeiro de 2026
em Ciência e Tecnoligia, Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Os cientistas também demonstraram que é possível construir uma córnea correspondendo às especificações exclusivas de um paciente. Foto: John Millard/Newcastle University/

Os cientistas também demonstraram que é possível construir uma córnea correspondendo às especificações exclusivas de um paciente. Foto: John Millard/Newcastle University/

Tecnologia pode ampliar o acesso a tratamentos e enfrentar a escassez mundial de córneas para procedimentos oftalmológicos

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, imprimiram pela primeira vez córneas humanas em 3D, um avanço que pode transformar o tratamento de doenças oculares e reduzir a dependência de doadores para cirurgias oftalmológicas. A equipe demonstrou que a técnica permite produzir córneas personalizadas a partir das medidas do próprio paciente, o que amplia as possibilidades de aplicação clínica no futuro.

Além disso, a inovação surge em um contexto de grande escassez mundial de córneas para transplante. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas precisam de cirurgia para evitar a cegueira causada por doenças como o tracoma, enquanto quase 5 milhões já sofrem cegueira total em razão de cicatrizes na córnea provocadas por queimaduras, cortes, abrasões ou enfermidades.

Escassez global

Diante desse cenário, a produção de córneas artificiais em laboratório pode representar uma alternativa estratégica. Hoje, a falta de tecidos disponíveis limita o número de cirurgias e impede que milhares de pacientes tenham acesso ao tratamento adequado. Por isso, a possibilidade de criar córneas sob demanda é vista como um passo relevante para enfrentar esse problema de saúde pública.

Bioimpressão 3D

Segundo o estudo, publicado na revista Experimental Eye Research, os cientistas misturaram células-tronco retiradas da córnea de uma doadora saudável com alginato e colágeno para criar uma bio-tinta própria para impressão. Em seguida, usando uma bioimpressora 3D simples e de baixo custo, a equipe extrusou o material em círculos concêntricos, formando o formato de uma córnea humana em menos de dez minutos.

Logo depois, as células-tronco foram colocadas em cultura para que se desenvolvessem e formassem o tecido da córnea propriamente dito. Assim, o processo combinou rapidez, precisão e viabilidade técnica.

Manutenção celular

De acordo com Che Connon, professor de Engenharia de Tecidos da Universidade de Newcastle e líder do estudo, muitas equipes ao redor do mundo pesquisam a composição ideal da bio-tinta para tornar esse tipo de impressão possível. Ele explica que o gel desenvolvido pela equipe mantém as células-tronco vivas e, ao mesmo tempo, apresenta resistência suficiente para preservar o formato da córnea, mas também flexibilidade para passar pelo bocal da impressora.

Além disso, o pesquisador destaca que a técnica se baseia em estudos anteriores do grupo, nos quais as células foram mantidas vivas por semanas em temperatura ambiente dentro de um hidrogel semelhante. Agora, segundo ele, é possível usar diretamente a bio-tinta com células-tronco, sem a necessidade de cultivá-las separadamente antes da impressão.

Córneas sob medida

Outro ponto central do estudo é a personalização. Os cientistas mostraram que conseguem imprimir córneas que correspondem exatamente às especificações de cada paciente. As dimensões iniciais foram obtidas a partir de uma córnea real e, posteriormente, adaptadas às medidas individuais dos olhos de cada pessoa.

Dessa forma, ao examinar um paciente, os pesquisadores podem usar seus dados para imprimir rapidamente uma córnea com tamanho e formato ideais. Isso abre caminho para tratamentos mais precisos e ajustados às necessidades individuais.

Próximos passos

Apesar dos resultados promissores, a tecnologia ainda precisa passar por mais testes antes de chegar aos hospitais. Connon afirma que serão necessários vários anos de pesquisas e validações até que as córneas impressas em 3D possam ser utilizadas em cirurgias em humanos.

Mesmo assim, o pesquisador ressalta que o estudo já demonstra a viabilidade do método e seu potencial para combater a escassez global de córneas. Assim, a bioimpressão 3D surge como uma alternativa concreta para ampliar o acesso a procedimentos oftalmológicos e transformar o futuro das cirurgias de substituição da córnea.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapaCiênciaaCientistasCórneasdestaquegoiásImpressão 3DinovaçãoPortal Contexto

Mais Artigos

Imagem: IA

Menos bebida, mais maconha? Estudo analisa mudança de hábito entre jovens

de Jornal Contexto
14 de janeiro de 2026
0

Levantamento nacional mostra queda no consumo de álcool e possível migração para outras substâncias Cada vez mais jovens consomem menos...

Sulenca. Imagem: Reprodução

Anvisa aprova primeira injeção semestral que previne o HIV no Brasil

de Anna Rhaissa
13 de janeiro de 2026
0

Medicamento injetável Sunlenca (lenacapavir) terá indicações para prevenção e tratamento A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira...

Imagem: Reprodução

Vigilância sanitária de Anápolis reforça alerta sobre fórmulas infantis contaminadas, saiba como agir

de Jornal Contexto
12 de janeiro de 2026
0

Autoridades orientam famílias sobre risco de produtos infantis e medidas preventivas em Anápolis. A Anvisa proibiu a venda, distribuição e...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Câmera do elevador registrou quando Daiane Alves Souza foi para o subsolo para religar a energia elétrica do prédio onde morava em Caldas Novas (Foto: Reprodução/Vídeo)

    Mulher some sem deixar rastros após descer ao subsolo de prédio em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morador de Anápolis conquista vaga no BBB 26 após vencer Casa de Vidro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Um ano fatiado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Avança projeto habitacional que deve contemplar Anápolis com 6,6 mil moradias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • “Recuperação está seguindo bem”, avalia Gomide, sobre tratamento após alta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui