O câncer é uma doença relacionada ao envelhecimento e está presente com frequência no cotidiano das pessoas. E a tendência é, infelizmente, seguir ainda mais presente, já que quanto maior a expectativa de vida, maior a incidência de casos. No entanto, apesar de ser uma doença fatal, há tratamento e procurar auxílio médico é o primeiro passo para resolvê-la.
Anapolina contrata destaque do Iporá e mais três jogadores
O organismo dá sinais, a partir do surgimento de um tumor, e a percepção do paciente acerca de seu corpo é uma grande aliada para a rapidez do diagnóstico. O médico Wesley Pereira Andrade, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), pontua cinco sinais que o organismo dá e que não devem ser ignorados.
Saiba quais são os 5 sinais listados pelo oncologista que não devem ser negligenciados:
1- Sangramento nas fezes
Tal sinal pode ser um indicativo de câncer na região do intestino ou do reto, principalmente se for uma situação persistente e repetitiva. A recomendação é de que pessoas acima de 45 anos realizem colonoscopia como método de rastreamento.
2 – Tosse com sangue
Pode indicar câncer nas vias aéreas, fundamentalmente no pulmão, traqueia, brônquios ou a região da laringe.
3 – Sangramento vaginal na menopausa
Na menopausa, o esperado é que não haja nenhum sangramento, afinal, as mulheres já param de menstruar no período. Caso aconteça, pode ser um indicativo de câncer de útero, de endométrio, do colo de útero ou da vagina.
4 – Nódulos e feridas nas mamas
A presença de nódulos que estão crescendo deve ser um ponto para chamar a atenção. Principalmente se houver uma ferida na pele da mama, denotando um câncer de mama avançado.
5 – Pintas que crescem
Pintas e manchas na pele que estão apresentando mudanças devem ser acompanhadas clinicamente. Principalmente se a pinta for assimétrica, tenha aspecto estrelado ao invés do arredondado, tonalidades diferentes e apresentar crescimento durante certo período de tempo.
(Com informações do portal Metrópoles)