Evento será realizado entre os dias 14 e 20 de julho, em Anápolis, com atrações para o público em geral e para profissionais do cinema; oficinas estão com inscrições abertas
Exibições de filmes, oficinas com especialistas, debates e mesas de negócios. Durante uma semana, de 14 a 20 de julho, o Cine Fest Santana movimenta Anápolis com atrações para o público em geral e eventos específicos para profissionais do setor audiovisual.
O evento é uma realização da Produtora ArtVídeo, com produção da Território Cultural e recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2024, do Governo Federal, por meio da Prefeitura de Anápolis e da Secretaria Municipal de Cultura.
A abertura oficial será no dia 18 de julho, no Cine Prime, no Anashopping, mas a programação tem início antes, com oficinas realizadas na Biblioteca Municipal Zeca Batista e também no próprio Cine Prime.
No dia 14 de julho, Wesley José Ferreira da Mata ministra a oficina “Cinema por Dentro”, que vai dar aos participantes uma compreensão melhor dos bastidores da produção cinematográfica.
A oficina “A Primeira Estória”, com Emanuel Lavor, tem duas datas disponíveis: 15 e 16 de julho. Cavi Borges traz a oficina “Como Produzir, Distribuir e Exibir seu Filme com Baixo Orçamento e Alta Criatividade” também em duas datas: 17 e 18 de julho.
A mesa redonda “Distribuição de Filmes Independentes e seus Desafios”, no dia 19 de julho, também é uma ótima oportunidade para acompanhar e participar de um bate papo sobre o mercado do cinema independente no país.
Essas oficinas e a mesa redonda são gratuitas. Para participar basta se inscrever no endereço https://www.acacc.com.br/inscricao-oficinas.
A mostra competitiva de filmes acontece ao longo da semana, também com entrada franca. São 20 obras selecionadas, vindas de oito municípios goianos, que se destacam pela forte identidade regional. O público poderá assistir, na tela grande, a um cinema que busca promover a expressão cultural e fortalecer o vínculo com narrativas locais.
O Cine Fest Santana também promove mesas de negócios, momento dedicado ao debate sobre os aspectos econômicos da cadeia produtiva do cinema. “Os filmes exibidos no festival estarão automaticamente incluídos na mesa de negócios, com a participação de distribuidoras brasileiras”, ressalta o produtor Luiz Sérgio Fragelli.
O diretor da ArtVídeo, Djalma de Lima, destaca as mesas-redondas incluídas na programação, que aprofundam o debate sobre a sétima arte em Goiás. “Os temas são atuais e relevantes para quem atua no cinema”, afirma o produtor cultural.
“A diversidade é uma das marcas da seleção oficial do Cine Fest Santana, que, em sua primeira edição, propõe valorizar a produção audiovisual, oferecendo uma plataforma para exibição, formação e troca de experiências entre profissionais e o público”, conclui Djalma de Lima.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.