Já classificado, Anápolis recebe o Grêmio Anápolis para seguir na cola do líder Brasiliense. Raposa joga para seguir com chances de avançar.
O estádio Jonas Duarte recebe neste domingo, dia 3, o jogo de volta do clássico entre Anápolis e Grêmio Anápolis, às 16h. Válido pela 12ª rodada do Brasileirão da Série D, o embate coloca duas equipes em situações opostas em meio a classificação do Grupo 5. O Galo, já classificado, vai à campo para continuar na briga pela liderança do chaveamento e para seguir entre as melhores campanhas da competição. Já o GEA ainda nutre esperanças de uma improvável classificação ao mata-mata.
PC apreende bens e investiga lavagem de dinheiro de organização criminosa
Com 24 pontos somados, o Galo da Comarca é o atual 2º lugar no grupo, estando quatro pontos atrás do líder Brasiliense depois de acumular dois empates em sequência. Resultados estes que, embora tenham brecado o bom momento do Anápolis, levaram a equipe a marca de 10 jogos de invencibilidade na Série D. O Grêmio Anápolis, por outro lado, vive situação dramática no torneio nacional: está na vice-lanterna, com oito tentos, e precisa da vitória no clássico para seguir sonhando com a próxima fase. O Operário-MT, primeiro clube dentro da zona de classificação, soma 15 pontos.
Retorno ao mata-mata
A última rodada foi de comemoração por parte do Anápolis. Apesar de ter sofrido empate na reta final frente ao Iporá, a equipe comandada por Luiz Carlos Winck assegurou seu espaço no mata-mata da Série D. O feito chega depois de seis anos após a última aparição do time em tal etapa da competição, em 2016. Na ocasião, o Galo da Comarca conseguiu avançar até a 3ª fase do torneio nacional, mas acabou eliminado pelo Volta Redonda-RJ. No ano seguinte, o Tricolor da Boavista disputou novamente o campeonato, mas acabou ficando pela fase de grupos.
Novos focos
Mesmo com chances matemáticas de ainda buscar as outras duas vagas restantes para a próxima fase, o Grêmio Anápolis não parece tão confiante no avanço. Depois de amargar derrota, em casa, para o Costa Rica-MS, o clube voltou seu foco para sua principal premissa: exportar talentos. No decorrer da última semana, membros de clubes de Portugal (Sanjoanense e Farense) visitaram as dependências do GEA na busca de prospectos para negociações, dando indícios que a diretoria do time já conta com o término da temporada para o próximo dia 17.
A Raposa também tem se movimentado para desinchar seu plantel nessa reta final, além de aproveitar o início da janela de transferências europeias para concretizar negociações. Os campeões estaduais Lucão e Danrlei defenderão, respectivamente, Farense e Sanjoanense por empréstimo a partir de julho, enquanto Igor Milioransa, também presente no título de 2021, se transferiu em definitivo para o Académico de Viseu. O centroavante Jair Assis, em contrapartida, teve seu contrato rescindido em comum acordo com o clube.
Prováveis escalações para o clássico
Anápolis XI: Leandro; Fábio, Felipe Chaves, Márcio Luiz e Léo Carvalho; Batista (Lúcio), Stefano e Zizu; Marcelinho (Romarinho), Erick Bahia e Gustavo Vintecinco.
Treinador: Luiz Carlos Winck
Grêmio Anápolis XI: Leonardo Paiva; Felipe Tavares, Luizão, Jordan e César Nunes; Eder Monteiro, Arthur Pangaro (Marcus Chocolate), Marcos Brazion e Gean; Leonardo Silva e Phelippe Costa.
Treinador: Chiquinho Lima