VERSÃO FLIP
sábado, 7 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 7 de fevereiro, 2026
Contexto

Clima tenso: Bolsonaro x STF x Trump x Brasil

de Claudius Brito
18 de julho de 2025
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Em Brasília, clima tenso e muito ingrediente para a fervura do caldeirão político, após operação da Polícia Federal tendo como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sob determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes. Ontem (17), Bolsonaro recebeu carta de apoio do presidente americano Donald Trump, que cita tarifação aplicado ao país.

Marca do pênalti

Pode-se dizer, o ex-presidente Jair Bolsonaro está na marca do pênalti, após o desenrolar do jogo no processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) em que ele é réu com outros acusados no chamado “núcleo 1”.

A Procuradoria Geral da República encaminhou ao STF relatório com pedido de condenação. Claro que não para aí. As partes ainda terão prazo para a apresentação de suas alegações finais. Só, então, o ministro Alexandre de Morais, que é o relator da ação penal, irá produzir o seu voto.

Lá na terra do Tio Sam, o presidente Donald Trump, em recente entrevista, disse que “Bolsonaro é um bom homem” e que não reconhece nele uma pessoa desonesta. “Ele negociou acordos comerciais contra mim em nome do povo brasileiro”, lembrou. E arrematou: “Eu acredito que é uma caça às bruxas”.

Repercussão política

Se, de fato, Jair Bolsonaro for condenado e for para a cadeia, esse fato terá uma repercussão política muito grande.

No momento, entretanto, isso é algo ainda imensurável, porque vai depender do comportamento dele; do comportamento dos seus aliados; do seu partido e os partidos que o apoiam. Bolsonaro é, incontestavelmente, uma liderança e seu peso político não pode ser desprezado e/ou minimizado.

O cenário político de 2026 passará pelo que pode vir por aí. Aliás, de qualquer maneira, com condenação ou com uma eventual absolvição.

O que parece, de momento, ser mais improvável. Fato é que a decisão do STF sobre Bolsonaro irá trazer um forte reflexo político no país.

Suprema humilhação

Nesta sexta-feira (18), Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal, para cumprimento de mandados expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Morais.

Além de mandados de busca e apreensão na casa dele e na sede do PL, a ação também visou o cumprimento de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, além de restrição a contatos com outros réus do processo que corre contra ele no próprio STF, bem como com embaixadores e diplomatas.

Ontem (17), Bolsonaro recebeu uma carta do presidente americano Donald Trump, em apoio a ele. Durante coletiva à imprensa, Bolsonaro resumiu o que está passando: “Suprema humilhação”!

A carta

Prezado Sr. Bolsonaro:

Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.

É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.

Sinceramente,

Donald J. Trump

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

“Quinta-feira, 17 de julho de 2025”

Márcio X Roberto

As discussões entre o ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos) e o atual, Márcio Corrêa (PL), cada vez descambam mais para o acirramento. Em entrevistas e postagens nas redes oficiais, a troca de farpas é quase que generalizada e envolvem temas diversos, como as possíveis irregularidades no programa GraduAção e a paralisação da obra da ponte estaiada.

Além, claro, das questões que envolvem o orçamento do município, em face aos empréstimos que foram levantados para o programa Anápolis Investe. Mas, obviamente, a cidade está acima das discussões e necessita do olhar, da atenção e o trabalho de suas lideranças.

O que tiver de errado, certamente, vai ser vir à tona e será corrigido através do órgão de controle de contas, ou via Ministério Público e Judiciário.

Convite Tucano

O tucanato está sendo convidado para um “encontro histórico” que será realizado no dia 27 de setembro próximo, às 9 horas, no Clube Jaó, em Goiânia.

Quem faz o chamamento é o ex-prefeito de Sanclerlândia, Itamar Leão. Segundo ele, esse encontro será uma celebração da união de líderes de todas as regiões do nosso estado — das menores às maiores cidades — com a presença de vereadores, prefeitos, ex-prefeitos, lideranças políticas e a comunidade em geral. Na ocasião, deve ser feito um convite oficial a Marconi Perillo, para que ele aceite o desafio de ser candidato ao governo do nosso estado nas eleições de 2026.

Na eleição de 2022, o partido usou estratégia semelhante, mas Marconi refluiu de disputar a governadoria e optou em buscar uma vaga no Senado. Não deu certo e a vaga ficou com Wilder Morais (PL). O cenário, agora, é outro.

  • Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica de várias partes – entre eles, o CONCEG, de Goiás- manifestaram publicamente apoio à Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, por conta do corte orçamentário imposto pelo governo.
  • Por conta disso, a ANEEL demitiu funcionários e a fiscalização exercida pela agência, além de outros serviços que foram também impactados. E tudo isso- segundo o Conacen, órgão maior da representação dos consumidores- aconteceu mesmo com a arrecadação de R$ 1,35 bilhão, prevista para o ano de 2025, oriunda de taxa embutida nas contas de energia elétrica pagas pelos consumidores.
  • Vários eventos estão acontecendo, já dentro da programação do aniversário dos 118 anos de emancipação de Anápolis. Para acompanhar, o melhor é seguir os perfis da Prefeitura ou o pessoal, do prefeito Márcio Corrêa.
  • Em entrevista à imprensa, o chefe do Executivo anapolino descartou que estaria em curso medida para desativar a Agência Reguladora do Município, a ARM. Pelo contrário, ele até destacou o importante trabalho desempenhado e quem segundo ele, precisa ser melhorado.
  • Relatório encaminhado ao presidente Donald Trump aponta que o Pix prejudica os americanos. Será porque não tiveram uma ideia melhor?
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

A volta das tribunas após o recesso parlamentar

de Claudius Brito
6 de fevereiro de 2026
0

A Câmara Municipal de Anápolis retomou as atividades após o recesso parlamentar. O Congresso Nacional também. Pautas, discussões diferentes e...

Contexto Político

A jogada de Caiado no tabuleiro político de 2026

de Claudius Brito
30 de janeiro de 2026
0

O desembarque do governador Ronaldo Caiado no PSD mexeu peças no tabuleiro político nacional e de Goiás. Seu antigo partido,...

Contexto Político

Casamento, puxão de orelha e o baú eleitoral

de Claudius Brito
23 de janeiro de 2026
0

MDB e PL, dá casamento? Tem gente querendo. Em solenidade, prefeito Márcio Corrêa deu pequeno puxão de orelha na turma...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução/Rota Policial Anápolis

    Preso homem investigado por abuso de vulnerável e armazenamento de pornografia infantil em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Carro popular ficará mais caro em 2026; alguns modelos sobem R$ 30 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Menino de 13 anos nada por horas e salva mãe e irmãos após temporal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Operação em Goiás mira suspeitos de forjar mandados de prisão contra Lula e Moraes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Lei da Inércia – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui