Democracia digital
Não é apenas quem tem dinheiro para contratar uma provedora que tem direito de acesso à internet em Anápolis. Não se pode duvidar da capacidade de popularização da rede por meio do projeto Praças Digitais, ampliado esta semana pela prefeitura. Em 20 diferentes pontos da cidade, incluindo os distritos de Interlândia, Souzânia, Goialândia e Joanápolis o interessado tem conexão gratuita.
A vez do povo
O secretário Fabrízio Ribeiro (Ciências e Tecnologia) informou que na primeira fase do projeto, que contemplou apenas seis praças, foram feitas mais de 50 mil conexões.
Herança da Onogás
Marca de uma empresa que foi uma das boas referências de Goiás no varejo de eletrodomésticos a Onogás deixou um passivo que agora é difícil de ser administrado. Por boa fé, muitas pessoas compraram terrenos que pertenceram à empresa, no Bairro Eldorado. A Equipar Empreendimentos, controladora da massa falida da Onogás, agora reivindica na Justiça a devolução dos lotes. Muitas famílias foram notificadas e correm risco de perder seus imóveis.
A quem interessar
Em Anápolis a gestão do programa Renda Cidadã foi entregue à Associação de Viúvas, segundo informou à Manchester Patrícia Guimarães, superintendente de programas especiais da Secretaria de Solidariedade e Trabalho. A entidade funciona na Rua 14 de Julho 409, fone 3324-4547.
Mais empresas
O presidente da Goiasindustrial, Ridoval Chiareloto, informou que a redução da área verde do Daia de 25% para 5% do seu território propiciou a ampliação do distrito em mais 440.000m², “sem transgredir a legislação ambiental”. Concluída a regulamentação do espaço, ora em andamento, mais 39 empresas serão assentadas nos lotes industriais que surgirão dessa anexação.
Ampliação do Daia
No jantar realizado pela Manchester, em 17 de outubro, o governador Marconi Perillo anunciou a desapropriação de 13 alqueires para ampliação do Daia. Ridoval Chiareloto informou que esse processo depende de autorização da Assembleia Legislativa para ser concluído, mas que ele está em tramitação.
Défit habitacional
Com a utilização de diferentes estratégias – novas moradias, reformas e ampliações – o governo de Goiás combate o déficit habitacional no Estado. O presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, estima que, ao final de quatro anos de mandato, pelo menos 60.000 famílias serão beneficiadas. Os projetos são executados em conjunto com as prefeituras, e têm impactos sociais e econômicos positivos. A execução deles implicará em investimentos de R$ 1 bilhão.
Novo comando
O professor Odilon de Oliveira, da Faculdade Fama, foi eleito presidente do diretório do PTN em Anápolis. O projeto da agremiação, que tem dois vereadores (Gleimo Martins e Sargento Alberto), é lançar candidatos nas eleições de 2014, inclusive à Câmara Federal.
Punição severa
Aconteceu em Goiânia o julgamento de Natair Morais Júnior, indiciado pelo assassinato de Deoglésio Magalhães, dia 28 de junho de 2010, na Praça Dom Emanoel, nas comemorações de uma vitória da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. Um atrito entre eles motivou os tiros disparados por Natair contra Deoglésio, e que também atingiram Éder Moreira Faria (sobrevivente). Pelos dois crimes o acusado foi condenado a 17 e 3 meses de reclusão.
Transferência
A transferência do processo envolvendo Natair Júnior para Goiânia se deu por causa da intimidação de testemunhas na primeira tentativa de julgamento em Anápolis.
Silêncio, por favor!
O Ministério Público de Goiás ministrou treinamento para duzentos policiais militares que trabalharão no combate à poluição sonora nos municípios. Eles receberam instruções jurídicas e foram treinados para o uso do decibelímetro – equipamento para aferir emissões sonoras. O som automotivo é o principal alvo dos promotores.
Investimento de risco
A perda de leitos hospitalares em Anápolis é tema de discussão permanente na Manchester, até a realização do I Seminário Hospitalar, programado em conjunto com a Associação Médica e Sindicato dos Hospitais para 12 de dezembro. Ao comentar essa deficiência de Anápolis o médico Edmo de Pina, diretor do Hospital Evangélico, informou que a construção e aparelhamento de um hospital padrão, com 100 leitos, requerem investimentos de aproximadamente R$50 milhões. O valor desestimularia investidores, porque o mercado oferta opções mais rentáveis.
Missão (quase) cumprida
Até o próximo dia 30 de novembro a Justiça Eleitoral pretende chegar a 80% do recadastramento biométrico, segundo cálculo do juiz Gleuton Brito Freire. Na previsão do juiz, até 31 de dezembro Anápolis chegará a 95% do eleitorado, quando então o serviço de recadastramento será desativado. Aproximadamente 5% dos votantes, por motivos diversos, não atenderão a convocação da Justiça Eleitoral.
Triste recorde
O assassinato de número 168 em Anápolis neste ano foi registrado quarta-feira de manhã no Bairro Calixtolândia. A vítima, Iron da Silva Lauro, 32 anos, tinha passagens pela polícia por motivos diversos. Pai de um casal de filhos, Iron era usuário de drogas.