Nesta quarta-feira, 30/09, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) divulgam mensagem sobre as eleições municipais 2020 em Goiás. No texto, os bispos, juntamente com os administradores diocesanos do regional, dirigem palavras de encorajamento e esperança à luz da fé em Jesus Cristo e deixam claro que “a Igreja não é partidária, mas busca conscientizar o eleitor e incentivar os fiéis leigos que se sentem chamados a representar o povo com um mandato político.”
A mensagem enfatiza que as eleições que se aproximam são uma nova oportunidade carregada de esperança na construção de municípios mais justos e solidários. Os bispos orientam também para a conscientização de que as eleições são um processo muito importante e indispensável para a comunidade.
“Queremos colaborar com a formação de uma comunidade com pessoas exercendo diferentes funções, entre elas prefeito e vereadores, que sempre podem fazer um pouco mais pelo bem de todos. Além disso, cremos no Espírito Santo que continuamente assiste aqueles governantes que se deixam conduzir por Ele”.
Papa Francisco
Os bispos reafirmam palavras do papa Francisco para dizer que é pertinente aos católicos se disporem a transformar a política, buscando sempre o bem comum. “É necessária uma nova presença de católicos na política na América Latina.
Uma ‘nova presença’ que implique não só novos rostos nas campanhas eleitorais, mas também e, sobretudo, novos métodos que permitem forjar alternativas que sejam ao mesmo tempo críticas e construtivas. Alternativas que busquem sempre o bem possível, mesmo que seja modesto. Alternativas flexíveis, mas com uma clara identidade social e cristã”.
Outro aspecto abordado na mensagem é quanto às expectativas em relação às eleições. Diálogos e debates neste momento são indispensáveis, além de respeito, sinceridade intelectual, rejeição pelas notícias falsas e desejo e opção de alcançar o bem comum.
Os bispos convidam os fiéis católicos “ao exercício da corresponsabilidade na construção de municípios justos e fraternos por meio do povo, da participação ativa no acompanhamento dos eleitos e na construção, implementação e fiscalização das políticas públicas junto aos novos prefeitos e vereadores”.
Orientações práticas
Ao fim da mensagem, os bispos e administradores diocesanos oferecem algumas orientações práticas em vista do processo eleitoral como não dar crédito a candidatos que querem comprar voto; observar se o candidato defende ou não a dignidade da pessoa humana e da vida em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural; desconfiar de candidatos com campanhas milionárias; observar se o candidato tem seu nome envolvido em corrupção ou fraude.
A íntegra da carta pode ser lida também no site do Regional Centro-Oeste da CNBB em www.cnbbco.com

Como a igreja catolica nao é partidaria? a cnbb fex um manifesto apoiando a esquerda , apoiando um partido que sempre quiz a ditadura, o comunismo , varios padres deixam o seu oficio para exercerem a politica partidaria, tem um papa COMUNISTA, que vê os problemas do Brasil e nunca comenta sobre a Venezuela , nunca comenta sobre o seu pais que está se tornando uma cuba , chega de hipocrisia , qual aorientaçao que uma pessoa que tem tudo ao seu alcance ( comida, bebida, roupas , empregados ,farras ,pedofilia,etc) e nao produzem nada ? nunca trabalharam , nunca passaram necessidades , qual o conselho uma pessoa desta pode dar ? e antes que me venha criticar , ja vou informando : venho de jma familia catolica , fui coroinha , participei de grupos nas igrejas , frequentei vicentinos ,fiz cursilho, frequentei a RCC e deixei tudo por decepcao com os rumos que a igreja tomou , chega de enganacao .