Saúde em debate
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) cobrou atenção especial do secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, para a situação do Hospital Estadual de Anápolis (Heana). Segundo ele, a referida unidade está com os seus corredores superlotados, com pacientes em cima de macas.
Ainda de acordo com ele, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, chega a faltar maca, pois os aparelhos são utilizados no Heana.
“Solicitamos do senhor secretário que tome providências e possa dar um olhar especial a Anápolis”, cobrou Gomide, que foi o autor do convite para que o secretário estivesse na Alego para falar sobre questões ligadas à pasta.
Comissões da Câmara
Após reformulação recente, a Câmara Municipal de Anápolis passa a contar com 13 comissões.
São elas: – Comissão de Constituição, Justiça e Redação; – Finanças, Orçamento e Economia; – Direito do Servidor Público e do Trabalho; – Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; – Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo; – Direitos do Consumidor; – Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência; – Direitos da Mulher; – Esportes, Lazer e Juventude; – Meio Ambiente; – Segurança Pública; – Saúde, Saneamento e Assistência Social; – Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços.
Essas comissões devem ser preenchidas pelos vereadores titulares e suplentes, para que os projetos recentes protocolados na Casa de Leis possam ter a sua tramitação e seguir para as votações em plenário.
Chuvas
Não bastassem os problemas que os prefeitos já estão tendo neste início de mandato, incluindo Anápolis, ainda tem os temporais que começam a castigar a infraestrutura das cidades.
Por aqui, já é possível notas que as enxurradas danificaram a malha asfáltica em diversos locais.
Pior é que em alguns locais, o lixo colocado nas calçadas e, às vezes, até nas ruas, rodam com a força da água e acabam nas bocas-de-lobo. As que não estavam entupidas, provavelmente, vão ficar.
A drenagem urbana é um problema sério e um desafio, pois exige muito planejamento e investimentos pesados. Não é algo que se faz do dia para a noite.
Cobrança
O prefeito Márcio Corrêa cobrou da Saneago providências em relação a água suja que está surgindo na torneira de anapolinos residentes em diversos setores da cidade.
Tem que cobrar mesmo, visto que a cidade arrecada muito para a empresa. E é com essa arrecadação que investimentos são levados a pequenas cidades do estado.
É justo, mas tem que haver a devida proporção e, por isso, a cobrança deve ser feita, inclusive, daquele projeto da barragem do Piancó, para garantir segurança hídrica para o município.
Nunca se sabe o que pode acontecer, em razão das mudanças climáticas.
Que coisa!
Se em Anápolis o prefeito Márcio Corrêa está às voltas com muitos problemas neste início de seu governo, imagine então o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, com a crise na saúde, inclusive, com uma intervenção.
Além da questão do endividamento e dos problemas na infraestrutura, ainda tem outro gargalo ainda maior que é a Comurg, com servidor recebendo até R$ 40 mil de remuneração. Caixa preta!
Por conta disso, militares foram nomeados para a cúpula da empresa de economia mista da capital.
- As sessões plenárias do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás no mês de janeiro acontecem nos dias 21, 23, 28 e 30, às 9 e às 16 horas. O Pleno pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do TRE-GO no YouTube.
- Depois de dar um perfil mais técnico ao seu secretariado, o prefeito Márcio Corrêa abriu espaço para buscar quadros políticos. Dentre eles, os ex-vereadores Amilton Batista, pai do deputado estadual Amilton Filho, que foi coordenador de campanha, e Hélio Araújo, que é também suplente de senador e presidente municipal do PL. Leandro Garcia, que atuou na campanha, também está nessa cota. Entre outros.
- O vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB) firmou compromisso de estar ao menos uma vez na Câmara Municipal, no sentido de colaborar para reforçar os laços do Executivo com o Legislativo Municipal.
- Nos primeiros 15 dias desse mês de janeiro, os vereadores da 20ª legislatura da Câmara Municipal já protocolaram 13 projetos para discussão e apreciação na Casa.
- Segundo a assessoria da Câmara, as propostas protocoladas tratam de temas diversos, como: combate ao racismo no esporte, causa animal, saúde da mulher, apoio ao microempreendedor, fiscalização de bens de uso público, emprego e valorização de eventos religiosos.
Leia também: Calendário Fiscal de 2025 da Prefeitura de Anápolis está em vigor. IPTU em abril. Confira tudo!