Influenciados que somos pela mídia, muitas das vezes nos esquecemos das boas coisas de que somos possuidores, enquanto comunidade, para nos inebriarmos com o que vemos no dia-a-dia através dos meios de comunicação. Preferimos fixar nossa atenção nos empreendimentos oficiais e nos projetos socioeconômicos que frequentam, mais assiduamente a mídia.
UEG
Pouco falamos, por exemplo, da UEG, Universidade Estadual de Goiás, cujo núcleo central está em Anápolis. Há quem prefira criticar, qualificando-a pejorativamente, do que lutar para que ela receba mais atenção dos governos, que seja melhorada e qualificada. É nela que estudam milhares de filhos das famílias locais e de famílias de cidades próximas que, sem ela, certamente, não teriam como buscar a graduação superior em uma escola totalmente de graça. Quantas cidades no Brasil não gostariam de ter uma sede de universidade estadual?
BASE AÉREA
Outra instituição sumamente importante e que muitos preferem ignorar, é a Ala 2 de Defesa Aérea, nossa antiga Base Aérea. Nela se concentram, além de altos investimentos tecnológicos, grande acervo humano, constituído de profissionais da aviação, da eletrônica e outros setores da mais alta avaliação mundial. Sem contar a influência econômica que ela representa, como grande consumidora do mercado local e a valorização de Anápolis no ranking das cidades importantes do Brasil.
APAE
Pouca gente sabe, também, que a APAE de Anápolis é classificada entre as cinco mais bem equipadas de todo o Brasil e que tem projetos pioneiros e únicos, como uma escola modelo; um moderno laboratório para a realização do Teste do Pezinho, exames de DNA e outros projetos sofisticados, únicos no Centro Oeste. Também é desconhecido por muitos, que aqui existe um projeto finalizado para a fabricação de aviões agrícolas, inclusive com um exemplar já montado e aprovado pelo mercado nacional. Este projeto foi desenvolvido por gente de Anápolis e está à disposição de quem quiser conhecer, no Aeroporto da Cidade.
PROJETO CRIAR E TOCAR
Muita gente não sabe, também, que Anápolis tem uma orquestra sinfônica, nascida do projeto “Criar e Tocar” e que, hoje, com todas as dificuldades, é considerada uma fábrica de músicos eruditos, formando, a cada ano que passa, dezenas de jovens e adolescentes para o mundo da música. Muitos deles, por sinal, já se profissionalizaram e se apresentam para grandes públicos por todo o Brasil.
UNIEVANGÉLICA
E, o que dizer, ainda, de instituições como a Missão Vida, cujo trabalho está sendo copiado por vários municípios brasileiros para a recuperação de mendigos? E sobre a UniEVANGÉLICA, que abriga em seu Centro Universitário mais de 10 mil alunos entre os seus mais de 50 cursos? Inclusive com uma Faculdade de Direito e outra de Medicina classificadas entre as melhores do país. Por tudo isso, e, por muito mais, é preciso que a autoestima dos anapolinos se levante e que nossos valores sejam mais respeitados.