O novo Ensino Médio, regulamentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), começou a ser implantado em diversos estados do Brasil e deve funcionar plenamente até 2022. O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já instaurou neste ano o novo modelo em 596 colégios estaduais de tempo parcial – maior número entre as redes estaduais de ensino do Brasil.
Como o Documento Curricular de Goiás para o Ensino Médio (DC-GOEM) ainda está em processo de finalização, o trabalho dessas escolas piloto está sendo norteado por uma matriz curricular construída pela Seduc, a partir da BNCC.
Na carga horária semanal, essas escolas oferecem, para os alunos da 1ª série, 23 horas de aula da base (componentes curriculares obrigatórios e comuns a todos os estudantes) e 7 horas da parte flexível do currículo (Projeto de Vida e eletivas, as quais são componentes curriculares optativos oferecidos pela escola e escolhidos pelos alunos).
Segundo a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, essa distribuição de carga horária foi a saída encontrada pela secretaria para iniciar a implantação do novo Ensino Médio antes mesmo da conclusão do Documento Curricular. O DC-GOEM é o texto que vai traduzir a BNCC para a realidade estadual goiana e detalhar quais Itinerários Formativos serão trabalhados nas escolas.
Carga horária
A parte flexível do novo currículo inclui o Projeto de Vida, as eletivas e os Itinerários Formativos (trilhas de aprofundamento escolhidas pelos estudantes de acordo com seus interesses e perfil). Assim, a Seduc distribuiu a carga horária flexível entre as três séries do Ensino Médio de forma que os Itinerários Formativos fiquem concentrados na 2ª e 3ª série, quando o DC-GOEM já estará pronto.
Com a reforma do Ensino Médio, a carga horária dessa etapa da Educação Básica foi ampliada de 2.300 para 3.000 horas (1.800 de base e 1.200 de flexibilização). Em Goiás, a 2ª série terá 15 horas de base e 15 horas flexíveis. Já 3ª série terá 16 horas de base e 14 flexíveis.
Escolas de Anápolis que aderiram ao novo modelo
Escola Sesi Jundiaí
Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho
Colégio Estadual da Polícia Militar Arlindo Costa
C.E. Antesina Santana
C.E. Carlos de Pina
C.E. Castelo Branco
C.E. Achiles de Pina
C.E. Mauá Cavalcante Sávio
C.E. Durval Nunes da Mata
C.E. General Curado
C.E. Herta Layser O´Dwyer
C.E. Jad Salomão
C.E. João Gomes
C.E. Leiny Lopes de Souza
C.E. Osvaldo Francisco da Silva
C.E. Padre Fernando Gomes de Melo
C.E. Plínio Jaime
C.E. Polivalente Frei João Batista
C.E. Professor José Abdalla
C.E. Helena Nasser
C.E. Professor Heli Alves Ferreira
C.E. Rotary Donana
C.E. Senador Onofre Quinan