A quantidade de casos de varíola dos macacos no Brasil tem aumentado em ritmo preocupante. O total de casos, contabilizado pela Agência Brasil com base em informações do Ministério da Saúde, já é de 219 por todo o território nacional. A quantia já envolve os dois primeiros casos confirmados da doença em Goiás, de dois homens de Aparecida de Goiânia.
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo registra o maior número de casos, com 158. O Rio de Janeiro aparece na sequência, somando 34 confirmações da doença. Além de Goiás, os outros registros de varíola dos macacos aconteceram nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2) e Distrito Federal (1).
Procon divulga pesquisa de preços com itens de pesca e camping
Vale ressaltar que, embora a doença tenha essa nome e sua primeira identificação ocorreu em macacos, o atual surto não tem relação com tais animais. Na última semana, dois macacos foram mortos em Senador Canedo, com suspeita de que foram atacados por moradores da cidade devido aos casos da varíola.
Na ocasião, a médica infectologista e diretora clínica do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) Camila Freire explicou que os animais não são o reservatório da doença. “O reservatório do vírus ainda é desconhecido, segundo os estudos. Então, se um macaco tem a doença, ele pegou de outras formas, assim como o ser humano”, completou, em entrevista ao g1.