Foi realizada na manhã deste sábado, 21/11, uma rodada de entrevista com os candidatos à Prefeitura de Anápolis, Antônio Gomide (PT) e Roberto Naves (PP), que disputam o segundo turno eleitoral, no programa Anápolis em Debate da Rádio Manchester 93,3 FM, com parceria do Jornal/Portal CONTEXTO, Poder Político e Anápolis 360º. A bancada de entrevistadores foi composta pelos jornalistas e radialistas Lucivan Machado, Orisvaldo Pires, Marcos Vieira, Wesley Silva e os advogados Afonso Celso Teixeira Rabelo e Fabrício Souza. O encontro com os candidatos teve, ainda, mediação do advogado Jorge Henrique Elias, presidente da subseção da OAB.
ANTÔNIO GOMIDE- PT
Primeiro turno
Foram mais de 50 mil votos que nos colocaram no segundo turno, com reconhecimento e confiança do que fizemos pela cidade. O legado que nós temos é o trabalho. As pessoas gostam do que fizemos, querem a cidade reconstruída e tenho disposição para fazer mais e, por isso, peço a confiança para este projeto de reconstrução, para que a cidade tenha um prefeito que anda na rua e conversa com as pessoas. Vamos trazer o PETI, a valorização do esporte, os nossos eventos culturais. Devolver credibilidade para o servidor, para que ele possa ter confiança de ter o piso e a data base, para resolver o problema da água, que disseram que iam fazer e não fizeram.
Relacionamento com a Câmara
Vamos fazer esse relacionamento com muito diálogo, vontade de servir Anápolis. Conheço bem a Câmara MUnicipal, seu trâmite, projetos, leis e os vereadores. Temos vereadores com mais mandatos, outros que estarão iniciando. Em 2009, na nossa primeira gestão, só tínhamos um vereador do PT, em 21. Depois de quatro anos, ganhamos a eleição com grande aprovação. Então, nós sabemos conversar com os vereadores e assim fizemos várias obras, construímos 12 CMEIS, mais de 7 mil moradias populares. Tudo isso porque soubemos buscar apoio. É preciso que o vereador tenha autonomia, liberdade e independência para articular o que é necessário para sua região. Então, vamos ter essa articulação.
Racismo
Numa cidade como Anápolis precisamos dar exemplo de inclusão social. Precisamos ter um prefeito que não faça negócio, mas que olhe as pessoas. Precisamos acabar com discurso de ódio, neofacista, de racismo, de falar que isso é uma brincadeira, como se não existisse aqui e no Brasil. O Governo Federal agrava mais esse discurso racista, discurso machista. Isso nós combatemos. Perdemos a eleição em nível federal, mas não perdemos a bandeira de defender a inclusão. Quero ser o prefeito da igualdade.
MDB neutro
Vejo que temos um cenário onde os partidos estão buscando seu espaço. O MDB há muito tempo não tinha candidato e teve para apresentar suas ideias. Então, respeitamos a posição. Agora são apenas dois projetos. Precisamos comparar quem foi o melhor prefeito. Quem fez a melhor administração. Agora não é discutir partido mais, é discutir a cidade. Nós não estamos prometendo nada a mais, só queremos fazer mais e melhor. Nós já demonstramos que somos capazes, conhecemos a cidade e sabemos o que ela precisa. Não vou deixar para a Professora Geli [vice na chapa], isso é boato.
Votação

Sou grato por tudo que tive de votações. Fui duas vezes o vereador mais votado; o prefeito mais votado; mais de 60% dos votos para governador, em Anápolis; o deputado estadual mais votado. É um reconhecimento e por isso nunca abandonei a cidade. O momento agora é de outro cenário político, onde disputamos com a administração que tem uma grande estrutura, que tem apoio de grandes empresários e nós estamos discutindo ideias. E aqui fica novamente a pergunta: quem melhor governou a cidade? Queremos o voto para continuar o trabalho.
Tecnologia
Vejo a importância de fazer debate de questões como o meio ambiente. Precisamos pensar uma cidade sustentável, inteligente. Para isso precisa de planejamento. Quando fui prefeito tentei melhorar a parte ambiental, na questão da recomposição das nascentes em nossos parques como a nascente do Antas, no Ipiranga; do Catingueiro, no Parque da Liberdade. Temos hoje a possibilidade de termos uma feira orgânica que surgiu na nossa gestão. Temos de buscar novo mercado do produtor. Desenvolver e criar mais parques ambientais e ecológicos. Temos de pensar na sustentabilidade da cidade.
Plataforma Logística/Aeroporto
O Prefeito tem essa responsabilidade de articular com o Estado. Na época o Marconi era governador, eu não era prefeito. Pergunto: qual destino do centro de convenções? Pergunto para o prefeito que é articulado com o governador: porque o aeroporto de cargas está esperado? Porque o DAIA não desembaraça para ampliar. A mesma coisa com o modal ferroviário. Temos de buscar uma resposta do governo. Se na época perguntassem se queríamos o Centro de Convenções, a gente queria na verdade era água para a cidade.
Servidor Público
Vamos respeitar o servidor, dialogar, reconhecer que ele faz parte da administração. O atual prefeito não foi em nenhum debate com os servidores. É como estar numa empresa e não conseguir falar com os funcionários. Quando entramos demos 25,30% de aumento; depois 7,96%; 22% em 2012. Pagamos e não questionamos. Isso é respeito, não é ficar passando a mão na cabeça. Não é pegar servidor para fazer campanha nas ruas. Diálogo é fundamental. Ficamos quatro anos com o prefeito discutindo limite prudencial. Não é responsabilidade do servidor, isso é gestão.
Regularização fundiária
Uma coisa tenho certeza, não vou distribuir lotes. Isso é o absurdo dos absurdos. Nós fizemos 7 mil moradias. Não tem nada para isso no orçamento que está na Câmara. Temos hoje muitas invasões e precisamos fazer a regularização. Nós entregamos mais de 1,4 mil escrituras. A Prefeitura tem este mapeamento. O Jardim Esperança era Gameleira ou Anápolis? Não se fazia nada lá. Entramos na Caixa, pegamos projetos e fizemos meio fio, asfalto. Já tem 10 anos. Temos de entregar escrituras gratuitas.
Drogas
Vejo duas situações: primeiro de saúde. A administração precisa dar resposta para os usuários que necessitam assistência. Temos os Caps que podem ser ampliados e melhorados para dar a reabilitação e atender também as famílias, no âmbito do SUS. Outra situação são as parcerias com as igrejas, como fizemos na nossa gestão. Lá na área da Escola Agrícola, que foi permutada, a gente fazia um trabalho com usuários de drogas. Então precisamos de ter parcerias e valorizar o SUS.

Políticas públicas
Políticas públicas são fundamentais para mudar o comportamento da cidade. Tivemos o Esporte para Todos. Tivemos o programa do Bolsa Atleta, que acabaram. Tive a oportunidade de fazer o asfalto em mais de 100 locais. Vejo que a gestão tem de fazer e buscar qualidade para a cidade melhorar. Quantas casas foram construídas nos últimos 4 anos em Anápolis? Nenhuma. Como fica a política pública de habitação?
Educação
Nosso programa é priorizar a escola integral. Buscar o aluno e fazer com que ele fique na escola. Fizemos isso com mais de 1,1 mil crianças. Fizemos no CEU no Filostro Machado, Quero construir no Munir Calixto, onde tem uma grande demanda; construir lá no Recanto do Sol. Precisamos valorizar aquilo que temos de mais importante: as crianças e as famílias. Dar o Kit escolar. Respeitar o professor, que não consegue falar com o prefeito que não respeita o piso nacional de professores.
Pós-pandemia I
Anápolis é o segundo maior PIB de Goiás. Temos um orçamento de R$ 1,6 bilhão. Governei com orçamento de menos de R$ 700 milhões no final do primeiro mandato e nós transformamos a cidade. Vejo que é fundamental o planejamento e não esse planejamento com ação que não acontece nada. Fecha Cais Progresso, Cais Mulher, São Joaquim. Temos de buscar receita, mas não é aumentando o IPTU como foi feito em 2018. Nós vamos dar só a inflação do ano. Hoje se gasta muito na saúde, mas gasta mal.
Pós-pandemia II
Precisamos reabrir as unidades que estão fechadas. Não podemos combater pandemia dessa forma, com unidades fechadas. Precisamos reformar as unidades, como Adriana Parque, Bandeiras. Estão passando uma mão de tinta. Tem muito dinheiro e não pode comprar uma lata de tonta? É preciso ter responsabilidade, pelo menos ter locais onde as pessoas possam ir fazer a testagem. É o mínimo. Precisamos dar segurança ao servidor da saúde. Fazer testagem para eles todos os meses. Os agentes de saúde.
Moradores de rua
Hoje há pessoas buscando comida na lata de lixo. Estamos num momento difícil onde as pessoas não têm emprego e estão indo para os sinaleiros para pedirem dinheiro. Nós vamos combater isso com os programas sociais, olhando olho no olho, conversando com as pessoas em casa e levando os programas para acolhê-las. Não tem sentido acabar com os Centros de Formação. Tinha 60 cursos em parceria com o Senai. O Cenfor do Recanto do Sol está fechado. No Filostro não tem nada mais.
Trânsito e radares
Nós ficamos mais de dois anos sem os pardais. Tem alguma coisa errada. Quantos acidentes tivemos? Temos de fazer o levantamento. E, agora, vêm com 300 pardais. Ou teve irresponsabilidade de tirar ou porque tem muito acidente e agora tem de justificar. A população merece 300 pardais espalhados pela cidade? Tem que mostrar o interesse público disso ou explicar e pedir desculpas porque teve tantos acidentes. Ninguém viu um estudo para justificar. Nós reformamos a sinalização e hoje os sinaleiros estão caindo, sem manutenção.
Participação popular
É ir em Interlândia e mostrar que a prefeitura escuta as pessoas, que está perto delas, conversando e dialogando. É o prefeito indo nas obras. Eu quero ser prefeito por isso, porque gosto da cidade, de estar perto e não ser um prefeito burocrata que fica no gabinete. Administração participativa é ter as pessoas ao seu lado, independente de ter um segurança ao seu lado. O prefeito é um servidor. É prreciso conversar com o servidor público. Só quero mais uma oportunidade de fazer a melhor administração para a cidade. Não estamos brincando de ser candidato.
Segurança pública
Segurança é prerrogativa do estado, mas não dá para imaginar ter segurança sem a responsabilidade de quem está governando a cidade. Acho que podemos melhorar Força Tática, aumentar o banco de horas. Mas, segurança é ter o social para tirar crianças da ruas.É quando a gente cria a escola de tempo integral. Não é só aumentar o efetivo da Polícia Militar. É uma parceria que temos de fazer com o Governo do estado. Diminuir a violência é diminuir as drogas. Vamos construir mais CMEIs. Construímos 12 na nossa administração.
ROBERTO NAVES- PP
Desigualdade/Preconceito
Anápolis é a única cidade em Goiás que tem uma unidade de acolhimento para mulher vítima de violência. Hoje repassamos mais de 300 mil para as entidades prestarem serviço para a população. Vimos tragédia que aconteceu de racismo. Implantamos conselho de igualdade racial, que tem a participação das partes que são interessadas. Hoje temos serviço de fortalecimento de vínculos. Temos programas para o esporte, a cultura e educativos. Temos de continuar empoderando esse conselho.
Regularização fundiária
No caso do setor Diana, que está localizado em Silvânia, o deputado coronel Adailton está trabalhando conosco para que possamos incorporar a Anápolis. No Jardim Esperança e no Promissão temos de fazer a regularização. Hoje, o nosso procurador tem trabalhado para que possamos avançar com o programa de regularização fundiária. Já foram entregues algumas escrituras e outras já estão prontas mas não podem ainda ser entregues, devido ao período eleitoral.
Ensino superior

Ser prefeito de uma cidade com Anápolis já é uma grande responsabilidade, ainda mais enfrentando um período em que tivemos a maior crise econômica e uma pandemia. Tivemos oportunidade de criar o programa Graduação, para dar oportunidade aos jovens de terem acesso ao ensino superior. Hoje, a quantidade de vagas não consegue ser preenchidas. O Graduação resolve problema de quem já estava matriculado e é uma esperança para aqueles que estarão prestando o vestibular, para aquele que não tem condição financeira, inclusive, de ingressar num curso de Medicina. Já temos dezenas de alunos contemplados.
Pós-pandemia
Nosso planejamento foi feito lá atrás. Criamos o Zaz da Saúde; as unidades de saúde que foram referência nós criamos antes. Trabalhamos rápido, ampliamos leitos de UTI, com 50 vagas e de internação, com 80 vagas; compramos medicamentos; atendemos as pessoas; distribuímos mais de 40 mil cestas básicas. Agora, vamos ter o primeiro distrito industrial municipal para trazer empresas e gerar empregos. Anápolis foi a cidade que ficou menos tempo fechada e isso os comerciantes sabem, repercutiu na economia. Anápolis foi a cidade que criou mais vagas de emprego no Caged.
Leitos UTI
Tudo que foi construído para enfrentar a pandemia será mantido. Temos leitos no Hospital Municipal, mais de 10 leitos. No Norma Pizzari tem equipamentos e leitos de UTI. Tudo isso vamos levar lá para o Cais Progresso, para que a partir do momento que não tenha mais Covid, nós possamos atender a população que precisa de uma cirurgia cardíaca e outros procedimentos importantes. Os leitos que temos para pacientes de Covid vão continuar bancados pela Prefeitura, para atender o anapolino. A sociedade reconhece isso como avanço de nosso governo.
Abandono de mandato
Precisamos melhorar a segurança; ampliar Força Tática; construir novo hospital; construir o novo Mercado do Produtor. Meu projeto, com o plano de gestão, requer quatro anos de trabalho. Não vou disputar nada em 2022. Não vou cometer o erro de outros que agora lamentam. Se Deus me der oportunidade, vou trabalhar mais 4 anos para fazer a cidade melhor. Precisamos honrar o voto e a oportunidade que a população está dando. Não tem nenhuma possibilidade de eu disputar qualquer cargo na próxima eleição.
Saúde
A partir do momento que o nosso adversário fala que vai manter UPA Pediátrica é porque reconhece. O Cais progresso estava em situação insalubre. Vamos ter lá a primeira UPA Geriátrica do País. O Cais Mulher nós realmente mudamos de lugar. Antes o Banco de Leite era junto com o Cais. A mulher que amamentava fica ao lado de outra que estava buscando atendimento para doença sexualmente transmissível. Mudamos o Banco de Leite; fizemos melhorias; compramos o mais moderno no aparelho de mamografia. Pode fazer 36 por dia e não usa tudo e sabem porque? Porque não tem fila, a fila está zerada.
Educação
O ensino militar é um dos melhores do País. Entregamos vários CMEIs. Vamos entregar no São Vicente e temos outros para concluir no Santos Dumont, além de outras áreas. Lançamos o Zap da Educação. Quem precisa de uma vaga nos CMEIs é só entrar no portal da prefeitura que vai ter atendente para fazer o cadastro. Não precisa deslocar até a unidade Vamos ampliar vagas CMEIs e nos outros níveis da educação. Vamos resgatar todos os compromissos firmados com os professores. Esse ano, infelizmente, todos sabem, não foi possível. Estamos instalando ar condicionado nas escolas e queremos terminar. Temos um corpo de professores qualificados. Então, a educação será cada vez melhor.
Cidade inteligente
O que estamos apresentando como proposta já está sendo implantado. Está em processo de licitação para implantarmos a rede de fibra ótica para interligar todos os órgãos públicos. Com isso, vamos ter maior controle, mais segurança, facilitar o trabalho da polícia com as câmeras de segurança; vamos ter nas unidades básicas da saúde um atendimento melhor; as escolas poderão ter internet de qualidade para os alunos e professores. Para isso, tem de ter essa infraestrutura. Vamos melhorar a comunicação entre os órgãos. Vamos ter a melhoria do atendimento ao cidadão, implantar o complaiance para dar mais transparência. Vamos combater a burocracia.
Trânsito
Não tem como falar em trânsito sem falar no Plano de Mobilidade. O governo passado comprou um plano, pagou e não recebeu. Está no Ministério Público. Tivemos de fazer nova licitação, mas aí veio a pandemia. O Plano de Mobilidade consiste em saber o fluxo de trânsito em todos os locais. Com a pandemia não justificava porque o trânsito não é o trânsito normal sem as escolas funcionando, por exemplo. Mas, o Plano de Mobilidade vai pensar toda questão da fiscalização, onde estão os nossos maiores gargalos. Temos um processo encaminhado para o viaduto do Recanto do Sol. Vai dar direcionamento para melhor o transporte coletivo, para termos uma fiscalização moderna.
Política
Decepção das pessoas vem dos maus políticos. Nós temos a obrigação de cuidar do nosso CPF. Não tivemos nenhum processo de improbidade administrativa nesta gestão. Tivemos as nossas contas aprovadas pelo TCM sem ressalvas. Nossa função é dar o exemplo. E a partir dos exemplos reconquistar a opinião pública. Eu quero cuidar para que continue sendo assim. Hoje quem cuida da nossa Procuradoria é um ex-promotor.
Social
Temos de combater a intolerância, o preconceito com ações sociais. Nós temos de discutir políticas públicas com as pessoas. Dar oportunidade para elas. Quero para as pessoas tudo que Anápolis deu para mim. Anápolis me deu oportunidade de ter o primeiro emprego, de abrir minha empresa, de construir minha família. O que querems e estamos fazendo é que todos tenham também a oportunidade de ter o trabalho, de construir família, de ter uma sociedade cada vez mais justa.
Saneamento
Quando fomos candidatos em 2016, a proposta era municipalizar água. Fizemos estudos e concluímos que a solução do problema passaria pela construção barragem e investimentos acima de meio bilhão. Isso fez com que a gente renovasse o contrato com a Saneago. Mas nós saímos de um contrato de concessão para um contrato de programa, para executar serviços de água e esgoto, com tudo estipulado para os próximos 10 anos. Lá no Leblon construíram cassa, mas sem o esgoto. A mesma coisa no Copacabana. No contrato está prevista a criação da Agência Reguladora. Não foi criada ainda, por causa da pandemia e do ano eleitoral. Mas vamos criar e fazer a com que a Saneago possa cumprir o que está no contrato. A Saneago já investiu mais do que foi investido na última década.

Energia
Conversei com presidente da Saneago e pedimos uma subestação exclusiva para a região do Piancó. Já conversamos sobre isso com o governador Ronaldo Caiado. Passando o período eleitoral vamos fazer uma cobrança mais dura também junto a Enel, para que eles possam fazer os investimentos e resolver os problemas.
Relação com a Câmara
Independente de partido, meu modo de trabalhar é conversando, escutando pessoas, estabelecendo parcerias. Aquilo que a gente consegue fazer com o governo estadual, com o governo federal. Não levo em consideração a sigla partidária do vereador, mas a intenção dele de trabalhar pela cidade. Minha porta estará sempre aberta para receber os vereadores. Conversamos com todos. Tenho boa relação com os vereadores do PT. O fato de a nossa coligação ter 16 eleitos não significa nada, porque vamos sentar com todos para trabalhar e ter uma cidade melhor.
Economia
Quando fomos em outra sabatina, na ACIA, nos mostraram um papel que estava amarelo, porque eram as mesmas reivindicações que eram feitas e não cumpridas. Nós, com certeza, cumprimos mais de 80 por cento dos compromissos com os empresários. O que não foi resolvido está em resolução para atender o setor produtivo. Vamos ter o primeiro distrito industrial municipal; temos feito a desburocratização, principalmente, para a construção civil. Temos o Centro de Tecnologia. Fomos lá na ACIA para mostrar o que já fizemos e mostrar aquilo que vamos avançar. Ali sempre surgem ótimas ideias. Temos boa conversa com a FIEG, que nos deu a indicação da área do DAIA Municipal.
Valores humanos
Anápolis é uma cidade acolhedora, de oportunidade. A cidade onde se instalou a colônia sírio-libanesa e outras; a cidade onde se instalou o polo atacadista, o polo industrial. Vamos lutar pela família, pela igualdade, pela valorização das nossas crianças. No nosso governo teve uma passagem inesquecível, foi quando recebi bispo perla primeira vez e ele nos pedia uma coisa que era negada. Pedia o Ginásio Carlos de Pina para realizar ali um evento. Outros prefeitos disseram não, porque podia estragar o piso. Nós nunca deixamos de dar apoio para nenhuma igreja. Vamos sempre valorizar o que é bom.
Pós-pandemia
O Congresso e o Governo Federal estão trabalhando nisso, de repassar recursos. Precisamos atrair mais empresas, incentivar novas vagas no mercado, ou seja, crescer e gerar oportunidades. Mas para que vocês tenham ideia, de cada 10 reais de impostos arrecadados, 7 reais vão para o Governo Federal; 2 reais para os estados; 1 real para os municípios. Tem de mudar essa realidade. Temos conversado com o Congresso e o Governo, porque os municípios não podem pagar sozinhos essa conta.
Ataques
Enfrentamos os ataques com tranquilidade, Pegamos os documentos, fomos na Delegacia de Polícia, registramos uma ocorrência e o problema foi resolvido. O que me decepcionou foi outros partidos aproveitarem para colocar no seu horário eleitoral. O PT, até para atacar, precisa se esconder atrás de outras pessoas.
Esporte
Estamos terminando centro de iniciação esportiva ao lado do Kartódromo e pedi aos engenheiros para ter ali também uma pista de atletismo. Já estão estudando a melhor área para fazer. A corrida de rua e a corrida de pista são modalidades praticadas por pessoas que querem ter mais saúde. Então, vamos ter sim. A máquina do passado engessou a saúde. Conseguimos nos nossos quatro anos fazer o Arraiana; fazer o Natal do Coração; obras de infraestrutura que resolveram problemas de alagamentos; levamos asfalto para bairros; criamos a Força Tática.





Claudius, parabéns, você é um jornalista SENSACIONAL, conseguiu sintetizar tudo o que presenciamos, com tanta clareza…!