Dia da padroeira da cidade se aproxima, e a paróquia Santana trabalha para realizar um evento digno da santa
No próximo dia 26 é comemorado o Dia de Sant’Ana, padroeira da cidade de Anápolis. Dentro do município, é uma data extremamente conhecida, principalmente por ser feriado e pelas tradicionais comemorações da santa. Apesar da pandemia ter minado as ações da Paróquia Santana em 2020 e ainda trazer limitações neste ano, a igreja fará o máximo dentro do possível para que a data seja lembrada.
A partir do dia 17, sábado às 19h, a novena irá ter início na igreja, caminhando até o dia 25. De acordo com o frei Lucas, padres convidados costumam ministrar ações durante a data. Chegando próximo ao feriado, outra atividade da paróquia ganha forma: as comidas típicas.
Setor de serviços registra crescimento em Goiás, segundo o IBGE
Feijoada será o cardápio oferecido pela Paróquia Santana no outro sábado (24), funcionando apenas com retirada a partir das 11h. No dia seguinte, após a última missa serão servidos caldos para quem tiver interesse. E, para fechar, no feriado de Sant’Ana (26), o tradicional arroz carreteiro no início da noite. No entanto, as solenidades na data da padroeira começarão cedo. O frei Lucas detalhou o que irá acontecer.
“Serão três missas, as 7h, 11h e as 18h. Às 16h, iremos nos reunir na capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Maracananzinho. Onde faremos uma concentração para uma carreata em lugares do território da paróquia. Depois, a missa com a presença do bispo, aqui na Igreja Santana. Encerramos o momento com a festa, posteriormente dando continuidade com outros eventos”,
afirmou frei Lucas.
O membro da paróquia ainda ressaltou que embora a “timidez” com relação as questões da pandemia, seguirá as recomendações da Vigilância Sanitária para que tudo esteja nos conformes. Reforçou também as motivações que fazem a igreja ter a vontade de realizar a melhor comemoração dentro do possível: “O pessoal das pastorais tem se empenhado muito. É isto que motiva e nos alegra. E a comunidade está disponível, respeitando e entendendo toda essa realidade que vivemos”.
Aniversário da Capela de Santana
Outro fator que torna a comemoração ainda mais especial, é o aniversário da Capela da Santana. Originalmente fundada em 1871, a primeira igreja da cidade chegará aos 150 anos de história no dia 3 de novembro. Justamente por isso, frei Lucas comenta que a programação festiva da paróquia se estenderá até a data.
“Estamos vendo o que pode ser feito. Irei formar outra equipe e, com eles, iremos vendo as atividades que podem ser realizadas neste período. Juntamente com a diocese, estamos querendo fazer missas em algumas paróquias. Já que Sant’Ana é a padroeira da diocese e do estado. Então é importante envolver a diocese”,
Frei Lucas.
De acordo com a história de Anápolis, a igreja surgiu quando Dona Ana das Dores viajava e um de seus burros parou na estrada. O animal não arredava de jeito nenhum. Curiosa, Ana foi ver o que havia na bagagem que ele transportava e encontrou sua imagem de Sant’Ana. Honrando uma promessa antiga, a viúva decidiu fundar naquele local, a capela. Posteriormente dando forma ao que hoje é a nossa cidade.