VERSÃO FLIP
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026
Contexto

Comércio e setor de serviços pedem reabertura imediata e irrestrita para evitar mais falências

de José Aurélio Soares
3 de junho de 2020
em Economia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Em carreata, comerciantes pediram o fim das restrições

Em carreata, comerciantes pediram o fim das restrições

Donos de academias, bares, restaurantes e escolas de ensino infantil realizam protestos. Um terço
deles pode abrir falência mesmo se as atividades voltassem ao normal hoje

Os donos de bares e restaurantes de Anápolis saíram em carreata pela cidade naquilo que eles chamaram de pedido de socorro. Segundo eles, a estipulação de 30% da capacidade para atender os clientes não está gerando renda suficiente para atingir o chamado Ponto de Equilíbrio, que é quando a receita é suficiente para cobrir a despesa de manter o empreendimento funcionando.

Eles também alegam que a mídia já colocou na mente da população uma situação tão negativa que só uma campanha de conteúdo oposto poderia estimular os clientes a voltarem a frequentar os locais de costume. Para muitos, a realidade já atingiu um ponto tão grave que, mesmo se fossem liberados agora para voltarem a operar sem restrições, pelo menos 40% dos comerciantes do setor não teriam mais condições, por causa das dívidas acumuladas, e abririam falência

Mesmo os que sobrevivem com entregas alegam que não há mais o que fazer para manter o fluxo de caixa saudável o suficiente para permitir um funcionamento adequado. Demissões já foram feitas e os cortes no orçamento não tem mais como serem feitos sem afetar a qualidade dos serviços. “Os pedidos caíram em volume e ninguém mais se interessa pelas ofertas mais caras”, relata um deles.

Outra reclamação é sobre a fiscalização municipal, que visita os estabelecimentos para fazer cumprir as exigências do decreto de distanciamento social. Segundo os representantes da categoria, há indícios de que essa fiscalização não observa os mesmos critérios ao visitar os estabelecimentos, deixando margem para arbitrariedades. A prefeitura respondeu com a criação de um selo de conformidade que poderá ser conquistado por meio do cumprimento de uma lista de critérios objetivos. “Mas agora o que importa é a reabertura irrestrita. Caso isso não ocorra, não vamos conseguir sobreviver”, dizem os empresários.

Academias

O mesmo ocorre com as academias. Existem cerca de 100 delas em Anápolis. Depois de ficarem fechadas por mais de um mês, o novo decreto flexibilizou o funcionamento para 10 alunos por horário. De acordo com o dono da academia Hugo Trainner, essa normatização não atende às grandes academias, que tem um espaço interno muito maior e, consequentemente uma despesa básica mais elevada. Segundo Hugo, 10 alunos por horário não é o suficiente para o Ponto de Equilíbrio. “Por isso, desse o primeiro decreto, estamos de portas fechadas”, explica ele.

Hugo observa ainda que as aglomerações em bares, ônibus e bancos ainda existem, enquanto dentro das academias existem condições de se manter uma higienização mais adequada do que em qualquer outro estabelecimento, disponibilizando aos alunos tapetes sanitizantes, toalhas e borrifadores para a higiene do aparelho, ar fresco circulando e ainda um distanciamento dentro do que é exigido pelo decreto. “Até quando uma parcela dos empreendedores vai sofrer enquanto outra parcela é injustamente beneficiada com a abertura progressiva?”, questiona ele. Mas, agora com uma recente decisão judicial, todas as academias voltam a ficar fechadas, agravando ainda mais a situação financeira do setor.

Escolas

Nas escolas, o problema é o cancelamento dos contratos pelos pais de alunos matriculados em classes do ensino infantil. Muitos não concordam com o conteúdo ou a qualidade do material produzido pelas instituições ou não tem o tempo necessário para acompanhar as crianças em suas atividades. Mas os diretores argumentam que esse cancelamento só começou a ser uma solução em massa depois de uma orientação do Procon, através dos meios de comunicação. “Até lá, quase todos os pais ou responsáveis haviam concordado em continuar pagando as parcelas do contrato em troca do ensino à distância”, explicam eles.

Alegando dificuldades extremas em manter o quadro de funcionários, o aluguel dos prédios e a parte burocrática das instituições funcionando, cerca de 30% deles já fecharam as portas sem condições de reabrir. Outros 40% alegam não ter mais como continuar segurando as pontas por mais 30 dias. A categoria também realizou carreata pela cidade pedindo o apoio do poder público para conscientizar os pais da importância de manter as crianças na escola através do ensino remoto.

Entretanto o Procon já reforçou posição de apoio ao Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento dos contratos. De acordo com o diretor do PROCON em Anápolis, Robson Torres, os pais só estão cancelando porque também estão em dificuldades financeiras. Os que podem pagar, com certeza estão fazendo isso e o PROCON só emitiu uma orientação para esse momento que é difícil para todos. Segundo Robson, o que cabe agora é um acordo entre as partes, mas se o pai quer cancelar, não há o que fazer.

O PROCON também solicitou das escolas a elaboração de uma nova planilha de custos para fazer frente a uma redução das mensalidades, permitindo que mais alunos permaneçam matriculados. “Existe uma redução com limpeza, energia elétrica, material escolar, higiene pessoal, entre outras, que podem refletir na diminuição do valor cobrado, ajudando os pais na decisão de permanecerem no contrato”, explica Robson.

Rótulos: destaqueeconomia

Mais Artigos

Distrito Agro Industrial de Anápolis- Imagem- Codego

Espírito Santo bomba e Goiás fecha 2025 em quarto na produção industrial

de Claudius Brito
14 de fevereiro de 2026
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado de dezembro da Pesquisa Industrial Mensal- produção Física (PIM-PF)...

Foto; KAIKE COUFAL/CAIXA

Programa oferece microcrédito a inscritos no CadÚnico

de Anna Rhaissa
10 de fevereiro de 2026
0

Iniciativa começa em fase piloto por 90 dias O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome...

Centro-Administrativo-Adhemar-Santillo

Ajuste fiscal com cortes de gastos busca elevar nota de Anápolis como bom pagador

de Claudius Brito
6 de fevereiro de 2026
0

O prefeito Márcio Corrêa acredita que Anápolis irá, em pouco tempo, melhorar o seu status como bom pagador no indicador...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Filho caçula de secretário não resiste após ser baleado pelo pai em Itumbiara (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    GO: Segundo filho baleado por secretário Thales Machado não resiste e vai a óbito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Comércio varejista da região central de Anápolis vive drama e pede socorro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O preço oculto da formação médica no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor perde ação e Justiça fala em má-fé e estelionato religioso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Secretário de Governo de Itumbiara atira nos filhos e tira a própria vida

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui