Prefeito Roberto Naves dita novas regras baseadas na mudança da matriz de risco, que sai de leve para moderada
Com base nas informações do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e em resposta à recomendação do governador Ronaldo Caiado, o prefeito Roberto Naves anunciou que o município de Anápolis entra a partir desta sexta-feira, dia 3 de julho, em um novo protocolo de segurança baseado na matriz moderada de risco.

Isso significa um incremento nas medidas de distanciamento social que vão impactar diretamente o funcionamento do comércio na cidade. Com base no pronunciamento feito por Roberto, o CONTEXTO destacou, de forma prática, as mudanças mais importantes a serem obedecidas, já na manhã de sexta-feira, por todas as empresas e trabalhadores no município.
- Rodízio no comércio do Centro e principais avenidas:: num dia, os estabelecimentos de um lado da rua abrem de manhã e os do outro só abrirão à tarde. Essa ordem será invertida a cada dia;
- Comércio fechado todos os dias a partir das 22h, com exceção de farmárcias
- Fechamento total das 22h de sexta-feira às 06h da manhã de segunda-feira, com exceção de farmárcias, postos de combustível e supermercados;
- Fechamento de praças, parques e espaços esportivos;
- Bares e restaurantes só poderão funcionar em atendimento via delivery e sem retirada no local;
- Rodízio nas Indústrias com rodízio ou escala 12×36;
- Multa de R$ 5 mil na matrícula do imóvel (residência e comércio) que infringir as regras.
Com o anúncio feito nesta quarta, a população terá pouco mais de 24 horas para se adaptar, sob penas, segundo o prefeito, de “severas punições”, ao contrário da tolerância tida na primeira fase de isolamento, na segunda quinzena do mês de março. Desde abril, com a implantação do protocolo baseado na matriz de risco, a cidade permaneceu na zona verde ou de risco leve, em que apenas o setor educacional não pôde funcionar presencialmente.
Tal protocolo só é admitido até o limite de 25% de ocupação dos leitos de UTI disponíveis para o tratamento de doentes graves, contaminados pela Covid-19. Anápolis conta hoje com 33 leitos de UTI, um terço deles (33%) já ocupados por pacientes com o coronavírus. A matriz de risco moderado deve permanecer enquanto a taxa de ocupação ficar dentro dessa margem. Caso ela atinja 50%, medidas mais severas, conhecidas como “lockdown” ou fechamento total, passam a ser implantadas.
Roberto naves anunciou que até o fim da próxima semana, o número de leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19 vai praticamente dobrar em Anápolis, chegando a 61. Neste caso, se s número de internados graves não aumentar, em tese, as atividades econômicas poderão ser normalizadas, restringindo-se apenas às medidas sanitizantes, ao distanciamento dentro dos estabelecimentos coletivos e ao uso da máscara individual.
Últimos números
Uma mulher de 60 anos morreu nesta terça, dia 30, no hospital municipal de Anápolis. Ela havia testado positivo para a Covid-19 e estava internada com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sintoma característico da doença. O último boletim da Secretaria Municipal da Saúde também trouxe a informação de 50 novos casos. O maior número registrado em um único dia até agora. O recorde anterior era de 46 casos, registrado em 14 de junho.
Os recém-infectados são 23 mulheres, de 25 a 72 anos, e 27 homens de 21 a 69 anos. A plataforma criada pela Prefeitura para acompanhar as estatísticas da pandemia em tempo real, mostra ainda que, dos atuais 882 infectados, 208 estão em isolamento, 19 internados, 639 curados e 16 morreram.
Como vamos saber ki hora estará aberto uma loja no Centro de anapolis …Se de manhã ou a tarde ?
Quero saber se quanto ao horário de funcionamento se e baseado no número do imovel ou a quadras e lotes.?