A aprovação do primeiro Refis (Fique em Dia) da gestão Márcio Corrêa, será importante para a Prefeitura ter um reforço de caixa. O Legislativo anapolino aprovou o Fundo do Esporte, mas com uma certa desconfiança.
Recurso extra

O prefeito Márcio Corrêa (PL) conta com o novo Refis, agora denominado “Fique em Dia”, para ter um reforço de caixa.
A expectativa, conforme seus aliados na Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto por unanimidade, é de uma arrecadação superior a R$ 10 milhões.
Como não se trata de uma verba “carimbada”, ou seja, de uso obrigatório para determinada finalidade, esse reforço de caixa pode por exemplo, ser utilizado para incrementar ações que o município já vem realizando com seu maquinário, na melhoria de equipamentos públicos e mobilidade urbana.
Agora, mais importante do que essa entrada do Refis, é o esforço que está sendo feito para que o tesouro Municipal feche 2025 no azul, ou seja, com equilíbrio fiscal, não gastando mais do que o previsto no Orçamento.
Memorex

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende (Avante), é autora de um Projeto de Resolução para criação do Memorial do Legislativo.
A ideia é resgatar toda a história do parlamento anapolino. E põe história nisso! São muitos fatos que se misturam à própria história do município, tendo como marco a instalação da Vila de Santana das Antas, em 10 de março de 1892.
Naquele ano, ocorreram as eleições para a intendente (cargo equivalente ao de prefeito, na atualidade) e para o Conselho Municipal (equivalente ao Poder Legislativo atual). Conforme registro da própria Câmara, o número de eleitores na Vila, à época, era de 370 e houve uma abstenção de 177.
Foi eleito Lopo de Souza Ramos para intendente e para conselheiros municipais, elegeram-se Vicente Gonçalves de Almeida, Floro Santana Ramos, Antônio Crispim de Souza.
Fundo do Esporte

O projeto que cria o Fundo Municipal dos Esportes, aprovado por maioria na Câmara Municipal, com votos contrários dos vereadores Domingos Paula (PDT) e Alex Martins (PP) gerou debate por conta de um dispositivo no texto que abre caminho para que a Prefeitura, através da recém-criada secretaria municipal de Esportes, possa locar espaços.
O que poderia ser uma fonte de receita para o fundo criado.
Dificilmente, a Prefeitura faria cobrança de estacionamento em todos os espaços esportivos, incluindo as arenas nos bairros.
Mas, por exemplo, nos estacionamentos do Estádio Jonas Duarte e do Ginásio Internacional Newton de Faria, isso seria plausível, quando esses dois equipamentos não estiverem sediando eventos esportivos. Dá para acomodar uma iniciativa nesse sentido. Mas essa discussão precisa ser técnica e não política.
Futebol e política

A diretoria da Associação Atlética Anapolina – a gloriosa Rubra – como é chamada pela torcida, deu uma pausa dos gramados para uma espécie de tour político.
Primeiro, um encontro com o prefeito Márcio Corrêa e, depois, recepção na Câmara de Vereadores. Nos dois encontros, comissão técnica, diretores e jogadores foram reconhecidos pela atuação que levou à conquista do acesso à elite do Goianão, no ano que vem e, de quebra, o título de campeão da Segundona.
Portanto, no ano que vem vai ter Rubra e Galo, para matar a saudade dos torcedores das duas equipes.
No Legislativo Municipal, tem vereadores da Xata e do Galo e, de vez em quando, cada um puxa a “sardinha para a sua brasa”. Provocações saudáveis e que fazem parte desse esporte que, felizmente, tem contado com apoio do poder público do município, através do Torcida Premiada.
Então, que venha o Goianão 2026!

- Em visita à Câmara Municipal, o deputado federal Rubens Otoni (PT) anunciou a destinação de recursos federais para mais uma creche, na região do Copacabana e um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), na região do setor Samambaia.
- Foi sancionada pelo prefeito Márcio Corrêa (PL), o projeto de lei da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), que garante o repasse de aparelhos medidores de pressão arterial, os chamados esfigmomanômetros, a pessoas carentes da cidade.
- Os aparelhos serão adquiridos por meio de emenda parlamentar que será destinada pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), no valor de R$ 200 mil, para aplicação no Programa Hiperdia, de prevenção da hipertensão e do diabetes.
- O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Edson Fachin para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio (2025-2027). Na mesma eleição, o ministro Alexandre de Moraes foi escolhido para assumir a vice-presidência do Tribunal. A posse ocorrerá no dia 29 de setembro.
- Acelerado nas redes sociais, o ex-prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Republicanos), parece já estar mirando horizontes políticos para 2026. Ou, não?
Leia também: Márcio Corrêa comemora avaliação de seu “jeito” de administrar Anápolis