VERSÃO FLIP
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
Contexto

Confirmado! 2024 terminou como o ano mais letal da dengue em Goiás

de Claudius Brito
6 de janeiro de 2025
em Saúde
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Dengue

Dengue

A notícia é ruim, mas serve de alerta para que os cuidados com a dengue sejam redobrados. 2024, conforme levantamento do CONTEXTO do Painel da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde, teve número recorde de óbitos por dengue e suas complicações.

Segundo a pesquisa, foram registrados em Goiás, no ano passado, 431.867 notificações de dengue. No ano anterior, ou seja, em 2023, foram 123.420 notificações. Na comparação, houve aumento de 249,92%.

Os casos confirmados de dengue saltaram de 70.953 em 2023 para 316.712 em 2024, com alta de 346,37%.

Dentre os casos confirmados, prevalência maior para o sorotipo DEN 2, com 4.651 casos registrado, representando 74,7% do total. Os casos de DEN 1 somaram 1.561 (25,1%).

Óbitos

O número de óbitos em Goiás, em 2024, foi o maior na série histórica do Painel, desde 2011. Foram, no total 471 óbitos por dengue e suas complicações confirmados no registro oficial da SES-GO. No ano de 2023, foram 35 óbitos e em 2022, até então maior número da série, foi de 182.

Há, ainda, relativamente a 2024, 56 óbitos em investigação.

Os cinco municípios com maior número de óbitos confirmados em 2024, foram: Goiânia (64), Anápolis (53), Luziânia (25), Cristalina (18) e Valparaíso de Goiás (15). Esses números podem mudar, porque ainda há óbitos suspeitos em Goiânia (15), Anápolis (2) e Valparaíso de Goiás (1).

Orientação

A SES-GO orienta que os goianos aproveitem esse período de férias (que é um período também de chuva, que favorece a proliferação do vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti), as pessoas aproveitem para redobrar os cuidados e a prevenção à doença.

Para isso, é necessário medidas simples como, por exemplo, manter a limpeza periódica dos quintais, eliminando qualquer tipo de objeto, vasilha ou utensílio que acumule água parada, principalmente, enquanto os imóveis estiverem fechados, durante as viagens.

Outra dica: antes de sair de casa, é fundamental deixar vedados ralos, caixa d’água e vasos sanitários – estes últimos devem receber desinfetante.

Os reservatórios de água da geladeira e do ar-condicionado também precisam ser esvaziados, assim como os pratinhos de plantas.

Quem tem piscina deve realizar a limpeza correta com adição de cloro, além de cobri-la com lona quando estiver sem em uso.

Também é necessário fazer uma varredura em toda a casa para eliminar qualquer local de criadouro, evitando assim a proliferação do Aedes aegypti.

Se a viagem for para locais com muita vegetação, como acampamento ou trilhas, é fundamental o uso de repelente, que deve ser reaplicado periodicamente.

Além disso, é importante levar documentos de identificação pessoal, como RG ou CPF e, ainda, a carteira de vacinação, caso seja necessário procurar atendimento médico. (Com informações da SES-GO)

Leia também: Fim do recibo de papel na área da saúde. Saiba mais

Rótulos: capa

Mais Artigos

Cartão SUS- Imagem da Internet

Novo Cartão Nacional do SUS será emitido com base no número do CPF

de Redação
17 de setembro de 2025
0

A partir de agora, o cidadão passa a contar com um novo Cartão Nacional de Saúde, que passa a exibir...

Santa Casa de Anápolis. (Foto: Divulgação)

Santa Casa definirá cirurgias eletivas ortopédicas e reforçará ações de saúde

de Jornal Contexto
12 de setembro de 2025
0

Vereador José Fernandes ressalta plano de ação para cirurgias e apoio aos pacientes em situação de vulnerabilidade Na sessão da...

Fibrose cística é uma condição crônica que prejudica pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Iagem: Reprodução

APAE Anápolis destaca diagnóstico precoce no Dia Mundial da Fibrose Cística

de José Aurélio Mendes
5 de setembro de 2025
0

Instituição é referência em Goiás em triagem neonatal, atendendo mais de 1,8 mil pacientes com doenças raras. Fernanda Arantes, coordenadora...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa

    Alerta de tempestade é emitido para mais de 30 cidades em Goiás. Anápolis é uma delas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cientistas descobrem tubarões vivendo dentro de vulcão ativo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vereadores trocam acusações sobre dívidas de chope em novo bate-boca na Câmara

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Preso, homem manipulava idosa holandesa para aplicar golpe de quase R$ 300 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Veja como votaram os deputados de Goiás na PEC da Blindagem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui