VERSÃO FLIP
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
Contexto

Congresso nacional da UNE deve reunir cerca de 10 mil estudantes em Brasília

de Vander Lúcio Barbosa
13 de julho de 2023
em Educação
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Abertura do 59º Congresso da UNE na Universidade de Brasília (UnB). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Abertura do 59º Congresso da UNE na Universidade de Brasília (UnB). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O 59° Congresso da UNE promove debates estudantis em defesa da democracia, educação e justiça social, fortalecendo a luta pelos direitos dos estudantes e da população

A União Nacional dos Estudantes (UNE) deu início nesta quarta-feira (12) ao seu 59° Congresso, realizado em Brasília. Ao longo de cinco dias, cerca de 10 mil estudantes vindos de todas as regiões do Brasil se reunirão para participar de debates relevantes sobre democracia, educação, mercado de trabalho, além de eleger a nova diretoria da entidade.

No primeiro dia do evento, a UNE promoveu um ato em defesa da democracia e contra o discurso de ódio presente no país.

Durante a ocasião, também foram prestadas homenagens aos 50 anos do desaparecimento de Honestino Guimarães, um importante líder estudantil que foi morto durante o período da ditadura militar.

Durante o ato, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou a importância de defender a democracia como uma forma de combater a desigualdade social e construir um país mais justo para toda a população.

“Todos presentes no congresso se opõem ao fascismo, ao golpismo e à extrema-direita, e defendem a oferta de uma educação pública gratuita e de qualidade para todos no Brasil, disse Dino.

Além disso, o ministro da Justiça ele reforçou a oposição à discriminação contra negros, mulheres e a comunidade LGBT.

Redes Sociais

Dino também enfatizou a necessidade de regulamentar as redes sociais, destacando que “elas têm servido como plataformas para disseminar ideias de direita e interesses econômicos”. Para ele, é crucial “enfrentar o poder das poucas empresas que controlam a internet e veiculam o extremismo é uma das tarefas fundamentais para fortalecer a democracia”.

Barroso e vaias

Durante o evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso também esteve presente. Barroso relembrou sua atuação no movimento estudantil e defendeu a democracia, bem como o enfrentamento da pobreza no país.

No entanto, no início de seu discurso, o ministro foi vaiado por um grupo de estudantes que exibiu uma faixa com a inscrição “Barroso inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”.

Barroso explicou que, no ano passado, “suspendeu o pagamento do piso nacional dos enfermeiros para garantir os recursos necessários para outros repasses”.

O ministro foi o relator desse caso no STF. Ele enfatizou sua trajetória no movimento estudantil, ressaltando que “já enfrentou a ditadura e também o bolsonarismo”.

Barroso afirmou ainda que conseguiu recursos para a enfermagem, “mesmo em uma situação financeira difícil”, e que não teme as vaias, pois acredita “que há um país a ser construído”, concluiu.

Lula

Nesta quinta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do congresso e receberá uma carta com demandas relacionadas à educação. A presença de Lula marca um momento importante para os estudantes, que esperam que suas reivindicações sejam ouvidas e consideradas pelo governo. (Vander Lúcio Barbosa)

Rótulos: capaCongresso UNEdemocraciaDireitos dos EstudantesEstudantesUNE

Mais Artigos

Matrículas Rede Estadual- Imagem Ilustrativa- Divulgação

Calendário de matrículas na rede estadual já está em vigor. Fique por dentro!

de Redação
11 de novembro de 2025
0

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu nesta segunda-feira (10/11), o período de matrículas para o ano letivo de...

Governo de Goiás abre período de matrículas da rede estadual de ensino para 2026 (Foto: Seduc)

Estão abertas as inscrições para a rede estadual de ensino em Goiás

de Redação
10 de novembro de 2025
0

Prazo segue até 1º de dezembro e inclui novos alunos e rematrículas. O Governo de Goiás iniciou nesta segunda-feira (10)...

UniEVANGÉLICA- Divulgação

UniEVANGÉLICA realiza 4ª Feira de Ciências e Meio Ambiente em Cocalzinho de Goiás

de Redação
10 de novembro de 2025
0

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Escola Municipal Modelo, em Cocalzinho de Goiás, se transformará em um espaço...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Captura de Tela/ Reprodução/@sobigtrail

    Trator passa por cima de Harley estacionada em acostamento; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Em nota, Diocese de Anápolis comunica o falecimento de Dom João Wilk

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça reconhece união estável entre três homens em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa presencia briga com faca em frente à sede antiga da Prefeitura

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Empresa de Anápolis conquista reconhecimento nacional com presença entre as TOP 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui