Neste mês em que Anápolis completa 116 anos de emancipação, é oportuno fazer uma leitura acerca de conquistas que a cidade teve nesse período.
Muito se fala na localização estratégica, na vocação econômica e a industrialização. Mas, às vezes, outras áreas não menos importantes, tiveram avanços que valem a pena ser rememorados.
E aqui, o convite é para a reflexão sobre nossas conquistas na área ambiental e os desafios que temos pela frente.
Nem todos vão se lembrar, mas Anápolis tinha um lixão que ficava próximo à Base Aérea. Era um lixão aberto, sem o devido tratamento e lá diversas famílias, em condições insalubres, faziam do lixo um meio de vida.
Além de tudo, aquele lixão colocava em risco a segurança dos voos de aeronaves da Força Aéreas Brasileira, entre eles, o saudoso caça Mirage.
Com muita luta, o Município conseguiu ter uma Aterro Sanitário, com o tratamento adequado para o lixo coletado na cidade que, aliás, aumentou muito devido ao crescimento populacional.
Os catadores foram reunidos em cooperativas de reciclagem, com melhores condições de trabalho.
Mas, há também desafios. Desafios grandes, por sinal, como a solução para os alagamentos, que passa pela realização de obras de grande porte e muito caras. Além de, em algumas situações, envolver desapropriações.
É um problema complexo e que muito tem a ver com a questão ambiental. E que envolve também a participação direta de cada um de nós, dentro das premissas básicas da educação ambiental, através da colaboração na limpeza da cidade.
Infelizmente, muita gente ainda acha que ruas e calçadas são lixeiras. Não são e o lixo descartado incorretamente é problema para todos.
Assim, já temos, portanto, mais uma boa reflexão para esse aniversário de Anápolis. Aproveitemos essa boa oportunidade!