No mercado de imóveis é muito comum as construtoras e incorporadoras fazerem, junto ao lançamento, um espaço decorado para dar ao consumidor uma visão e, mesmo, uma opção para a unidade habitacional que ele pretende adquirir. Essa estratégia de mercado não é nova. Entretanto, ela pode ser inovada e essa foi a proposta da Construtora Arco, em Anápolis, que está lançando o Condomínio Residencial Zurique, localizado na Avenida Universitária, em Anápolis, também um projeto de concepção inovadora, que contará com apartamentos de 32 a 39 metros quadrados mobiliados.
O engenheiro Fernando Melo Borges, sócio-proprietário da Arco, conta que, ao invés de contratar um escritório ou, profissional de arquitetura renomado, como geralmente ocorre, a empresa optou por um caminho diferente, portanto, buscando uma alternativa desse nicho de mercado, embora respeitando os profissionais e empresas atuantes.
No caso, a ideia era inovar e, assim, foi lançada a proposta de um concurso para a apresentação do decorado do residencial Zurique. Desafios posto, Fernando Borges divulgou a proposta no seu Instagram. E, surpreendente mente, disse ele, o número de pessoas que reagiam às suas publicações se multiplicou, demostrando que a ideia era boa e o caminho certo.
Ao todo, 25 estudantes e recém-formados de várias instituições se inscreveram para participarem do projeto. Desse total, cinco foram selecionados. A partir daí, uma comissão com representantes da própria construtora (sócios), e pessoas ligadas às áreas de vendas, marketing e arquitetura, foi instituída com o propósito de escolher os dois melhores projetos, numa votação on live. Antes dessa votação, os dois primeiros colocados tiveram a oportunidade de fazerem a apresentação de seus projetos para um público selecionado. E mandaram bem. Mas, é o resultado final?
O segundo lugar ficou com Macelly Silva Pimenta e o primeiro lugar coube a Lucas Farias da Silva, que levou um prêmio de R$ 2 mil, além da oportunidade que terá, em breve, de ter o seu projeto apresentado “ao vivo e em cores” para ser apreciados para o público. Ou seja, o seu trabalho poderá ser visto, na prática, e admirado por muitas pessoas. Não havia premiação para o segundo lugar, mas o trabalho de Macelly agradou tanto que a construtora decidiu conceder-lhe um prêmio de R$ 1 mil.
Surpresa
O empresário e engenheiro Fernando Borges afirma que ficou surpreso com a qualidade dos trabalhos que foram apresentados pelos participantes, de uma maneira em geral e, em especial, os projetos vencedores de Lucas e Macelly. Para ele, entretanto, o mais gratificante nesta iniciativa foi poder abrir este espaço para os jovens que, no futuro, poderão se revelar como talentos na profissão.
O empreendimento está previsto para ser entregue no final de 2021. Mas, dentro de poucos meses, o decorado desenhado por Lucas poderá ser conferido pelos interessados. E, com certeza, a iniciativa servirá de incentivo para os jovens que almejam um lugar no concorrido mercado de trabalho. E, quanto mais “janelas” de oportunidades como estas se abrirem, mais horizontes eles terão à frente. E, no final, todos saem ganhando.
Residencial Zurique
O Residencial Zurique fica ao lado da Avenida Universitária, a poucos metros da Faculdade Anhanguera e do Rio Vermelho Atacado e Varejo, atrás da Academia Ouro, próximo a restaurantes, farmácia e conveniências.
O empreendimento conta com 80 unidades de apartamentos de 32 m² a 39 m². Sendo oito unidades por pavimento e 10 pavimentos tipos, acessados por dois elevadores e uma escada à prova de fumaça.
No térreo tem vagas de garagem, um salão de festas com mais de 60 m² de área coberta e mais uma área descoberta. Hall de entrada e guarita.
E, no ultimo pavimento, um terraço/ lazer com mais de 88 m², com vista para a Avenida Universitária.
Terá infraestrutura para portaria remota; internet wifi nos apartamentos; tomada USB; geração de energia por placas fotovoltaicas para o condomínio, revestimentos no porcelanato e fachada diferenciada. (Com informações da Construtora Arco)


