Qualquer pessoa pode participar e expressar opiniões até o dia 22 de outubro. A Festa do Divino é uma celebração que faz parte do cotidiano dos moradores de Pirenópolis. Ela é realizada na cidade desde 1819
Uma das maiores manifestações de devoção religiosa do Brasil, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis está passando por um processo de revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil.
No dia 23/09, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato de parecer técnico no qual o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu prazo de 30 dias para que a população se manifeste sobre a revalidação do registro do bem cultural.
Qualquer pessoa pode participar e expressar opiniões até o dia 22 de outubro.
Para a revalidação do título, o Iphan elaborou em reuniões virtuais com detentores, organizações diretamente envolvidas e pesquisadores, o parecer de revalidação, que trata das transformações pelas quais o bem cultural passou nos últimos anos, além do contexto e temas que contribuíram para as mudanças e ressignificação cultural.
O documento enfatiza ainda as principais referências culturais e os aspectos relevantes vigentes.
Um dos pontos positivos observados, foi que desde o registro da Festa uma crescente adesão de turistas e de visitantes ampliou o destaque dado à manifestação, intensificando a difusão sobre o universo do bem cultural.
Também foi relatado pelos detentores, sobre o crescimento de pessoas que participam das celebrações do Divino em Pirenópolis, fomentando um aquecimento na economia local, quanto às prestações de serviços e à comercialização de produtos artesanais.
Manifestações
Detentores, organizações e cidadãos podem se manifestar por meio do e-mail dp*@ip***.br ou via correspondência, enviando propostas para o Departamento de Patrimônio Imaterial – Diretor – SEPS Quadra 713/913, Bloco D, 4º andar – Asa Sul -Brasília – Distrito Federal – CEP: 70.390-135.
Com o término dos 30 dias, as manifestações sobre o parecer de revalidação serão enviadas à Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial a fim de subsidiar a avaliação do bem registrado.
A Câmara, por sua vez, manifestará sua decisão sobre a reavaliação do bem e, por fim, o processo é encaminhado ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que decide sobre a Revalidação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil dos bens.
A revalidação de um bem cultural registrado pelo Iphan acontece pelo menos a cada dez anos, de acordo com o Decreto nº 3.551/2000, que institui esse instrumento de proteção.
A Festa
Os anos de fé e dedicação fizeram da Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis a mais rica expressão de identidade e religiosidade popular da cidade, onde os moradores se preparam durante um ano inteiro para festejar e participar da histórica celebração.
É uma celebração de origem portuguesa, com variações e acréscimos em torno dos símbolos principais do ritual – as folias, a coroação de um imperador, e o império.
A Festa do Divino de Pirenópolis, foi inscrita no Livro de Registro das Celebrações, em 2010. Constituída por vários rituais religiosos e expressões culturais, a Festa do Divino é uma celebração que faz parte do cotidiano dos moradores de Pirenópolis. Ela é realizada na cidade desde 1819, durante cerca de 60 dias, onde tem como ponto alto o Domingo de Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa. (Informações da Assessoria de Comunicação Iphan- http://portal.iphan.gov.br/)