Claudius Brito/Vander Lúcio Barbosa- No final de 2004 e início de 2005, Anápolis ganhava seu mais novo jornal, o CONTEXTO. A edição nº 1 era, então, a materialização de um projeto idealizado por Vander Lúcio Barbosa, Arinilson Gonçalves Mariano e Carlos Nogueira (Botina).
Desde então, o semanário passou a vivenciar, a retratar, a comentar e refletir os anseios da sociedade por meio de suas páginas. Tendo, sempre, como principal referencial os principais acontecimentos de Anápolis, não deixando de lado, entretanto, os fatos ocorridos em nível regional e nacional.
Ao longo dos anos, o CONTEXTO se firmou com uma linha editorial séria, equilibrada e comprometida em contribuir com o desenvolvimento social, econômico, político, cultural da cidade que acolheu de forma extremamente receptiva aquele projeto iniciado com idealismo e que ganhou força no caminho traçado para percorrer o bom jornalismo, sem notícias falsas (fake news), com respeito às suas fontes e, sobretudo, ao leitor.
Não foi por outra razão que o jornal acolheu em sua existência boa parte dos jornalistas e articulistas anapolinos. A lista é grande, melhor, portanto, não citar nomes. Mas todos os que passaram e fizeram parte dessa história, são conhecedores dos propósitos que guiaram e guiam o CONTEXTO, desde 2004 até hoje, e agira com a “companhia” do Portal Contexto e as mídias sociais, que ampliam o alcance do trabalho realizado e, sobretudo, abre o horizonte para a divulgação de Anápolis num ambiente sem fronteiras.
Ou seja, chegamos aonde algum internauta, onde algum usuário de rede social estiver conectado.
Boa parte de tudo isso que o jornal registrou está em exemplares com encadernação em capa dura, que são verdadeiros documentos da história da cidade. Além disso, centenas, talvez, milhares de notícias, estão dentro da pesquisa do Portal. Também, portanto, uma referência importante de pesquisa da memória da cidade.
Em duas décadas, o CONTEXTO reportou várias passagens do aniversário de Anápolis, uma delas o aniversário do Centenário, que aconteceu em 2007, na gestão do então prefeito Pedro Sahium. Ele que foi, também, capa da primeira edição, quando assumiu pela primeira o comando político da cidade.
Depois de Sahium, o jornal reportou as administrações de Antônio Gomide, João Gomes, Roberto Naves e, agora, a de Márcio Corrêa.
Além de retratar os vereadores, deputados estaduais e federais eleitos pelo município, bem como os eleitos para ocuparem o Governo do Estado, o Senado e, obviamente, as movimentações políticas que sucederam as eleições.
Economia
Saindo da esfera política, o semanal e o portal cobriram momentos importantes ocorridos na cidade na economia, desde a chegada da indústria automobilística no DAIA, a COA. Inclusive, numa deferência ao veículo, o fundador da indústria, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade recebeu em São Paulo para uma entrevista exclusiva, os jornalistas Vander Lúcio Barbosa e Arinilson Mariano.
O CONTEXTO acompanhou de perto também o crescimento da indústria de medicamentos, que hoje é referência nacional, sobretudo, na produção de genéricos. Transações bilionárias com gigantes farmacêuticas colocaram Anápolis no epicentro das notícias do setor e, claro, também presente a cobertura local do jornal/portal.
Não menos relevante, o CONTEXTO foi o veículo que passou a publicar pesquisas relacionadas ao mercado de empregos (Caged), balança comercial, PIB, frota de veículos, cadastros de empresas, Censo e outras divulgações do IBGE.
O conhecimento desses indicadores ajuda a sociedade a se conhecer e, principalmente, contribui para que o setor público possa balizar políticas públicas que venham ao encontro das necessidades coletivas do município.
O CONTEXTO retratou momentos importantes no dia a dia da cidade, em várias coberturas, em especial, a que envolveu uma das maiores crises sanitárias do planeta: a pandemia do coronavírus (ou da Covid-19).
A pandemia
Um momento de muita tristeza que exigiu equilíbrio, moderação e empatia na cobertura jornalística, desde a chegada dos brasileiros repatriados de Wuham-China, até o registro de mais de 2 mil perdas lamentáveis de vidas. Muitas personalidades, gente das nossas relações próximas, pessoas comuns.
Todas, entretanto, sem distinção, reconhecidas de alguma forma na luta por uma doença terrível e avassaladora.
Mas, o CONTEXTO também retratou a expansão da Base Aérea com a chegada dos novos caças Gripen e os gigantes KC-390. A chegada do primeiro curso de medicina e a transformação da UniEVANGÉLICA em universidade.
Inevitavelmente, os problemas que a cidade enfrentou e enfrenta com a drenagem urbana que já causou muitas destruição e mortes.
Além disso, a força da religiosidade do povo anapolino também teve vários recortes nesses 20 anos da história, com o trabalho também da Cruzada pela Dignidade e dezenas e dezenas de entidades e instituições de acolhimento a pessoas vulneráveis.
Enfim, é uma história longa. Mas uma boa história a relação entre o CONTEXTO e Anápolis e seu povo.
E ela não termina aqui. Novos capítulos se abrem a cada divulgação, a cada esforço do jornalismo que quer o bem da cidade, acima de tudo.
Leia ainda: Lutas e valores – Por Vander Lúcio Barbosa
