OAB Anápolis
Além de outros nomes já anunciados, o advogado Mateus Carvalho Neto, também, deverá concorrer ao cargo de presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Anápolis, nas eleições deste ano. Pelo menos, é o que se comenta nos bastidores da política classista. Aliás, é uma eleição sempre muito disputada, em todos os níveis – no municipal, no estadual e no federal. É importante que a categoria acompanhe as movimentações de pré-campanha e visualize o cenário que se monta, para poder participar do processo eleitoral de forma consciente e democrática.
Palácio da Educação
Durante visita ao Colégio “São Francisco”, onde foi aluno, o Governador Ronaldo Caiado fez um convite para que os estudantes daquela unidade de ensino possam estar presentes na Cidade de Goiás, no dia 26 de julho, quando acontece a transferência simbólica da atual capital para sua antiga sede. Em Goiás, será entregue a reforma do prédio da Secretaria de Educação, que foi erguido por seu tio, o ex-governador Brasil Caiado que, na época, deu nome ao lugar de Palácio da Educação, dada a importância que se dava o setor educacional.
Contribuições
O prazo para quem quiser apresentar contribuições para a aplicação das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022, foi ampliado para 15 de julho. Para participar é simples: basta se cadastrar pelo endereço https://sle.tse.jus.br/, onde estão disponíveis formulários para o encaminhamento de sugestões de alteração, exclusão e inclusão de dispositivos, acompanhadas da respectiva justificativa. Não há limite para o número de propostas a serem apresentadas.
Contras
Durante a primeira votação do projeto da Governadoria dispondo sobre a transferências de áreas para a CODEGO, visando a ampliação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), o texto recebeu 22 votos favoráveis e 08 contra. Foram contrários, os deputados: Alysson Lima (Solidariedade); Cláudio Meirelles (PTC); Delegada Adriana Accorsi (PT); Delegado Humberto Teófilo (PSL); Gustavo Sebba (PSDB); Lêda Borges (PSDB), Major Araújo (PSL) e Talles Barreto (PSDB). A propositura segue, agora, para a votação em segunda e definitiva fase.
Trote
A Assembleia Legislativa aprovou, recentemente, projeto do deputado Delegado Humberto Teófilo, do PSL, instituindo o pagamento de multas para indivíduos que acionarem, de forma indevida, os serviços telefônicos de emergência de órgãos públicos do estado, como SAMU e Corpo de Bombeiros, através de aparelhos de telefonia móvel ou fixa. O valor da multa, ao proprietário da linha de onde eventualmente partir o trote, deve ser estipulado pela Secretaria de Economia, caso a lei seja sancionada e entre em vigor. Só lembrando, o trote já é crime, segundo o Código Penal Brasileiro.
114 anos
Em razão da pandemia e, pelo segundo ano consecutivo, as atividades comemorativas do aniversário de emancipação político-administrativa de Anápolis (este ano, completando 114 anos) devem ter uma agenda bem enxuta, a fim de se evitarem aglomerações. Mas, a Prefeitura já se movimenta no intuito de manter algumas tradições da festa, como a entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos – cujo nome homenageia um dos fundadores da cidade – e é a mais alta honraria conferida pela municipalidade.
Impeachment
Batizado de “superpedido de impeachment”, a oposição, centrais sindicais e movimentos populares reuniram mais de 100 pedidos de afastamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) num só documento que, agora, deverá ser analisado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Caberá a ele dar os primeiros encaminhamentos. Se acatar os pedidos, a denúncia é direcionada a uma comissão especial da Casa, que vai analisar e deliberar sobre a questão. Se vencer essa etapa, aí vem a votação em plenário. Passando no plenário, o pedido vai para apreciação no Senado, seguindo os ritos daquela Casa. É um caminho longo.
Elogio
O “capitão” fez questão de elogiar a PM de Goiás, logo após o desfecho da operação que resultou na morte do bandido Lázaro Barbosa. Em suas redes sociais, Bolsonaro escreveu: “Parabéns aos heróis da PM-GO por darem fim ao terror praticado pelo marginal Lázaro, que humilhou e assassinou homens e mulheres a sangue frio. O Brasil agradece! Menos um para amedrontar as famílias de bem. Suas vítimas, sim, não tiveram uma segunda chance.”
Agenda positiva
O prefeito Roberto Naves mantém todo o seu foco na condução da gestão e, sobretudo, da pandemia, que ainda não acabou. O Município tem, ainda, pela frente muitos desafios para o pós-pandemia, não apenas na área da saúde – que requer maior atenção – mas também em relação ao desenvolvimento socioeconômico. E, como 2021 não é um ano de eleição, a agenda fica toda voltada quase que exclusivamente para a Administração.
Agenda política
Agora, ano que vem, ou seja, em 2022, certamente, vai ter, também, um espaço reservado na agenda para os assuntos políticos, tendo em vista as eleições gerais, que vão definir a escolha do Presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Claro que já há muita movimentação nos bastidores e o chefe do Executivo acompanha para, lá na frente, não ‘pegar o bonde andando’.