Presente no Pote H, a Raposa já tem seus possíveis adversários definidos: dois times da Série B, cinco da D e dois da última divisão nacional
Com sorteio marcado para a próxima segunda (17), a Copa do Brasil de 2022 conhecerá seus primeiros chaveamentos. Entre os 80 participantes da etapa inicial, o Grêmio Anápolis é o único representante do município na disputa. Pelo estado, além da Raposa, Goiás, Atlético e Vila Nova participam da competição.
Os potes para o sorteio foram definidos pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022, com o GEA ocupando o Pote H. Pelas regras de chaveamento, o Grêmio só poderá enfrentar, na primeira fase da competição, adversários presentes no Pote D. Oeste, Botafogo-SP, Tombense, ABC (RN), Juazeirense (BA), Brasiliense, Manaus, Ferroviário, Novorizontino e Volta Redonda compõem o grupo.
Azarão, mas com chances
Destrinchando os possíveis adversários do Grêmio Anápolis, é perceptível que todos acumulam maior rodagem histórica frente ao GEA. Muito se deve ao quesito tempo, já que ex-Grêmio Inhumas tem pouco mais de 20 anos de vida, embora não seja regra. O Manaus, por exemplo, foi fundado em 2013, já despontando como uma das forças do futebol amazonense.
Galeria Antônio Sibasolly realiza oficinas de formação artística gratuitas
Dos oito times que compõem o Pote D, dois estarão presentes na Série B de 2022: o Tombense e o Novorizontino. A equipe mineira conseguiu o acesso na última temporada, chegando ainda a final da 3ª divisão nacional, sendo superado pelo Ituano. Outros que garantiram a subida foram o Criciúma e o a equipe paulista, embora sem alcançarem a decisão do torneio. São favoritos caso enfrentem o Grêmio Anápolis na Copa do Brasil.
Outras cinco equipes do bolo disputarão a Série C neste ano. Uma delas (ABC) garantiu o acesso junto da goiana Aparecidense, que se sagrou campeã da Série D de 2021. As quatro restantes já estavam na 3ª divisão do país, escapando tanto do rebaixamento quanto de uma subida no escalão nacional: Botafogo-SP, Ferroviário, Manaus e Volta Redonda. Em 2020, os paulistas disputaram a Série B do Brasileirão. São times organizados e que deverão dar trabalho ao GEA, embora nada seja impossível para o atual campeão goiano.
Os clubes restantes serão parceiros do Grêmio Anápolis na Série D desta temporada. O Oeste vivencia fase negativa desde sua queda no Paulistão de 2020, indo para sua segunda temporada consecutiva para a Série A2 do regional. No âmbito nacional, passou por nova queda no ano passado, indo da Série C para a última divisão do Brasil.
O último, que completa os possíveis adversários do GEA, é o Brasiliense. Equipe já conhecida da Raposa, pelos amistosos disputados nos últimos anos, é quem facilitaria mais a questão logística do clube goiano, já que Brasília dista pouco mais de 150km de Anápolis. O que pesa contra o Grêmio é o recente retrospecto ruim contra equipes da capital do país. Em jogos amistosos disputados já neste ano, o saldo é de duas derrotas para os campeões goianos, diante de Gama e Ceilândia.
Datas e critérios
A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para ser disputada nos dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março. Nesta etapa da competição, não há confrontos de ida e volta, com as vagas definidas em partida única. A equipe melhor ranqueada atua fora de casa e com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal. Portanto, já é definido que o Grêmio Anápolis jogará em casa, no Jonas Duarte, e precisando do resultado positivo para avançar no torneio.
O sorteio da próxima segunda-feira ainda vai definir o mando de campo da segunda fase, que também será em jogo único, mas com decisão de pênalti em caso de igualdade no tempo normal. Os confrontos de ida e volta começam na terceira etapa, com a entrada dos clubes que disputam a Libertadores junto dos campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B.