O curso de Salvamentos Especiais de 2023, com duração de seis meses, tem como missão formar militares em diversas áreas de salvamento, incluindo resgates de pessoas, animais e bens.
Leia também: Eleições do ano que vem terão mais de 20 mil novos eleitores aptos ao voto em Anápolis
A iniciativa inovadora busca unir a experiência de diferentes estados para fortalecer as operações de resgate.
Para isso, eles trabalham com a premissa de percorrer o Brasil em busca dos Estados que são referências em áreas específicas.
Águas rápidas
O CBMGO foi solicitado a ministrar o módulo de instrução de Salvamento em áreas com deslizamentos de terra, envolvendo soterramento de vítimas e resgates em inundações e enxurradas, conhecidas como “águas rápidas”.
Essa escolha se mostrou acertada, considerando que o CBMGO já é uma referência nacional no atendimento a ocorrências desse tipo.
Com dois cursos operacionais realizados e quase 100 especialistas formados em 10 estados, o Corpo de Bombeiros de Goiás também se destacou em grandes desastres, como Brumadinho-MG em 2019 e Petrópolis-RJ no ano passado.
Teoria e prática
O treinamento inclui aulas teóricas e práticas, abordando desde a manipulação de ferramentas e equipamentos até técnicas de escavação e adaptação a ambientes de terra fluída.
Um simulado operacional de 36 horas ininterruptas permitirá que os alunos apliquem seus conhecimentos na busca por vítimas soterradas em um cenário controlado.
Com o aumento dos desastres naturais no Brasil e no mundo, esse tipo de treinamento se mostra essencial para preparar os bombeiros para atuações eficazes em situações críticas.
A cooperação entre os estados fortalece as instituições e demonstra o compromisso com a segurança da população diante dos desafios cada vez mais frequentes relacionados a desastres naturais. (Com informações do Corpo de Bombeiros de Goiás)