Promessa é que cidade tenha um Centro de Tratamento Internacional que atenderia não só o Centro-Oeste, mas também a região Norte do Brasil
Inaugurada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, nova agência dos Correios mira no público das pessoas jurídicas. Com capacidade para atender cerca de 30 mil clientes, o projeto é fruto de um protocolo de intenções assinado pelo presidente nacional dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, e o governador Ronaldo Caiado (DEM), em maio deste ano. Naquele momento as autoridades destacaram a preocupação com o e-commerce, propondo um espaço que garantisse mais facilidades aos empresários, por meio de uma agência com capacidade de armazenar, higienizar e transportar as encomendas.
Facebook perde espaço entre os jovens, aponta pesquisa
A promessa é de mais avanços em Anápolis. Os Correios pretendem construir na cidade um Centro de Tratamento Internacional (CEInt) que atenderia não só o Centro-Oeste, mas também a região Norte do Brasil. Para que o CEInt seja implantado de fato, o aeroporto de cargas de Anápolis precisa estar em operação, já que as aeronaves com as encomendas chegariam por ele. O Governo de Goiás assinou em maio um termo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para a reestruturação do aeroporto de cargas de Anápolis.
A partir dessa assinatura Infraero, em parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), faz inspeções no aeroporto e uma auditoria da documentação da unidade. A partir do resultado desse parecer é que serão definidas as intervenções na estrutura. Para que não se perca tempo e garanta o CEInt em Anápolis, algumas autoridades tentam liberar a pista já concluída do aeroporto de cargas para receber as aeronaves com as encomendas. Muitos entendem que a oportunidade é agora. As compras em sites do exterior estão cada vez mais populares entre os brasileiros.
Quando chegam ao país, todas as encomendas internacionais tratadas pelos Correios seguem um caminho padrão: são direcionadas a um dos Centros de Tratamento Internacionais (Ceints) da empresa, situados no ambiente aeroportuário de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Anápolis seria a quarta cidade a contar com essa estrutura.
Reação
A abertura de uma agência no Daia, embora com foco apenas em empresas, representa uma reação para os usuários dos Correios em Anápolis. Isso porque nos últimos anos foram fechadas três agências próprias e duas unidades franqueadas, gerando uma sobrecarga nas duas unidades restantes – no Centro e no Brasil Park Shopping.
A última agência fechada era uma unidade franqueada localizada na Avenida Tiradentes, na região central da cidade. Ela deixou de funcionar no início de setembro. O local realizava 15 mil serviços por dia e atendia, principalmente, e-commerce. Hoje há uma grande concentração de clientes na agência da região central, onde funciona também um Centro de Distribuição (CD). O outro CD da cidade fica na Cidade Jardim. As três agências próprias fechadas ficavam no Anashopping, Vila Jaiara e Avenida Jamel Cecílio.