Uma criança de 2 anos morreu em casa na cidade de Paulista, no Grande Recife. O corpo foi encontrado na segunda-feira (1º), após permanecer 24 horas no sofá.
O menino era filho de irmãos consanguíneos, de 18 e 24 anos, e vizinhos denunciaram o caso. Segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a morte ocorreu por asfixia decorrente de broncoaspiração. Os pais, no entanto, relataram ao Conselho Tutelar que o filho havia sofrido uma convulsão.
Investigação e riscos
A conselheira tutelar Cláudia Roberta descreveu a cena ao encontrar o corpo: “Estava com secreção saindo pelo nariz e pela boca, toda inchadinha, já roxinha”. Apesar de morar a poucos metros de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o casal não buscou atendimento médico. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso como “morte a esclarecer”. Filhos de irmãos biológicos, segundo especialistas, têm maior risco de deficiência intelectual, anomalias congênitas e doenças recessivas, como fibrose cística e anemia falciforme.
Criança resgatada
Durante a ocorrência, a irmã do menino, de apenas 9 meses, foi resgatada e levada a uma instituição de acolhimento. O garoto que morreu já havia sido retirado da família em outra ocasião, mas os pais recuperaram a guarda após decisão judicial. O Conselho Tutelar informou que a bebê não apresentava sinais de violência, mas vivia em condições precárias de higiene. Vizinhos afirmaram ainda que os pais frequentemente deixavam as crianças sozinhas em casa.
Denuncie a violência contra crianças e adolescentes
Todo caso de violência física, psicológica, sexual ou negligência contra menores de idade deve ser denunciado. Em Santa Catarina, você pode entrar em contato com a delegacia especializada mais próxima. O canal Disque 100 também funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, com garantia de anonimato. Também é possível registrar a ocorrência no Conselho Tutelar ou pela Delegacia de Polícia Virtual por este link Em situações de emergência, ligue 190 para acionar a Polícia Militar.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.