Especial/José Aurélio Mendes
“Você só pode estar maluca”! Essa foi a resposta da compradora Mauriane Rodrigues à amiga que sugeriu o kickboxing como esporte para a filha. “Imaginei que havia violência, risco de se machucar”, conta. Três anos depois, a filha Maria Clara Rodrigues já acumula um curriculum extraordinário (Veja o box).
Aos 10 anos, Maria Clara tinha passado pelo ballet e pela natação. Mas foi na luta que conseguiu se transformar numa grande atleta. “Ela era muito agitada, roía unhas, muito ansiosa. A amiga que recomendou disse que o kickboxing já havia ajudado outras crianças a superarem isso. Aí aceitei conhecer”, detalha a mãe.
A jornada começou quando Mauriane foi até a Academia Team Pantera, saber mais sobre um trabalho desenvolvido pelo Mestre Pantera, com crianças, desde 2015. “Depois de falar com ele e ver uma aula, mudei totalmente a minha ideia sobre a luta”, confessa. Maria Clara também se identidicou imediatamente e os treinos começaram.
Talento
Wesley Cardoso de Jesus, o Pantera, é reconhecido pelo talento. Faixa Preta 2°Dan, é Campeão Goiano e Brasileiro, 3°colocado no ranking mundial e duas vezes Campeão do Desafio K1. Com o interesse de Maria Clara e a didática, conhecimento e experiência de Pantera, o desfecho foi previsível. “Ela já é faixa verde e disputa na categoria Point Fighting, até 47 quilos, com idades entre sete e nove anos. Um crescimento incrível para uma criança”, diz Mauriane orgulhosa.
Antes da pandemia, a menina treinava de segunda à sexta, três horas por dia. “Passamos a apoiá-la totalmente nessa rotina, que foi transformadora para todos nós. Além das vitórias no esporte, ela conquistou um temperamento calmo e tranquilo, fazendo nossas preocupações desaparecerem nesse sentido”, esclarece a mãe.
Mauriane também ressalta que existe muita segurança nos treinos. Para praticar o kickboxing é necessária uma série de proteções como capacete, protetores de punhos, boca, genitais, entre outros itens. Além disso, o treino visa muito mais a técnica do que a força, já que, com técnica, a eficiência dos golpes é maior. “Gostei muito e hoje sou fã”, completa a compradora.
Dificuldades
Mas, nem tudo são flores. Na medida em que alcança vôos mais altos, a família acaba tendo que desembolsar valores maiores para custear as viagens, hospedagens e alimentação. Os torneios acontecem em várias partes do Brasil. Em novembro de 2019, Maria Clara perdeu a oportunidade de disputar o Sulamericano em Lima, no Perú. “Sem um patrocínio para a academia, não conseguimos custear tudo”, ressalta Mauriane.
Com a pandemia, o calendário ficou congelado e Maria Clara passou a treinar três vezes por semana, apenas uma hora por dia. Mas ela não vê a hora de retomar a rotina para voltar aos torneios. Os próximos desafios são o Brasileiro, em novembro, no Rio de Janeiro e o Panamericano, em dezembro, no Paraná. Perguntada sobre as competições, a menina diz que gosta muito, mas que também valoriza o respeito e o companheirismo ensinado no esporte. “Minha adversária é minha amiga e a gente se abraça no final da luta”, diz ela sorrindo.
“Espero que a Maria se divirta muito fazendo o que ela gosta, que é lutar. E com isso tenho certeza que ela irá evoluir muito como tem evoluído. Olimpíadas, penso muito nesse futuro e a Maria faz parte desse meu projeto! Quero que ela se divirta muito e consiga bons resultados! A Maria é inspiração para todos os amigos dela na academia” resume o Mestre Pantera.
“A Maria quer ser faixa preta, sua dedicação e rápida evolução é destaque. Recebemos muitos elogios e isso da alegria a ela. Não tenho dúvida que, fazendo o que ama, a Maria irá realizar o sonho dela. Inclusive o de dar aula para o filho do Mestre na academia Team Pantera”, finaliza Mauriane.
Maria Clara no pódio
1° Colocação no Ranking Nacional Amador da CBKB, na categoria Point Fighting;
1° Colocação no Ranking Estadual na modalidade Point Fighting Feminino Branca e Preto 07/09 anos até 47 Kgs;
1° Colocação no Campeonato Goiano de Kickboxing 2019;
1° Colocação na Copa Goiás de Kickboxing 2019;
1° Colocação na Copa Brasil Kickboxing 2019;
1° Colocação na Copa América de Kickboxing Internacional 2019;
1° Colocação na Copa América de Kickboxing Internacional 2020.
Parabéns prima Mauriane 👏🏼
Parabéns Maria Clara 🥰
Sucessos
Saúde