Essa iniciativa é mais um desdobramento da campanha “Eu sou do bem, Eu sou de Deus”, que acontece em Anápolis desde 2008, numa iniciativa do juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi Sterse, hoje o presidente de honra da organização não-governamental que congrega cerca de 300 entidades e instituições da sociedade organizada.
O concurso, cujas inscrições começam hoje (27) e vão até 15 de março próximo, será realizado em três modalidades.
A primeira será na categoria Desenho, voltada para alunos do 4 e do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas, conveniadas e privadas. A temática a ser desenvolvida será: “Escola, espaço de paz”.
A segunda modalidade, voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, será na categoria Redação e o tema central será: “A paz começa com minhas atitudes”, podendo este tema ser trabalhado de forma desdobrada no subtema: “Como criar uma cultura de paz dentro das escolas, promovendo a resolução de conflitos, empatia e tolerância entre os alunos.
A terceira modalidade será de Vídeo e aberta a alunos que estejam cursando o Ensino Médio regular ou a Educação de Jovens e Adultos.
O tema central para a produção do vídeo será: “A paz está em nossas mãos” e como subtemas podem ter abordagens sobre estratégias para prevenir o bullying, destacando a importância de criar um ambiente seguro e inclusivo para todos os estudantes.
Leia também: Anápolis: mulheres assumem protagonismo no governo municipal
O edital, com os links de inscrições no site e em redes sociais, serão repassados através das coordenações a todas as escolas e, segundo o juiz Carlos Limongi, o objetivo é que todos se mobilizem para o sucesso que ocorreu na última edição do concurso, que teve cerca de 60 mil participantes.
Premiação
O concurso irá premiar os três primeiros colocados de cada modalidade, com um Smartphone S24, um Notebook Intel Cor i5 e uma bike Aro 20 ou 26. A ordem da premiação depende da categoria e haverá também cert6ificado de participação.
O presidente de honra, Carlos Limongi e a presidente da ONG cruzada pela Dignidade, professora Sonja maria Lacerda, ressaltam que a iniciativa conta não só com a parceria das representações e coordenações das escolas municipais, estaduais e privadas, como, também, do Rotary Clube e Ministério Público do Trabalho.
O Rotary, inclusive, irá colaborar com profissionais que irão compor a banca de avaliação dos trabalhos concorrentes.
Caminhada
Durante a entrevista coletiva à imprensa, foi também anunciada a data da tradicional caminhada da campanha “Eu sou do bem, Eu sou de Deus”, que este ano vai acontecer no dia 23 de maio próximo.
A temática para a caminhada desse ano já está sendo elaborada e será divulgada posteriormente.
Entre os presentes na reunião desta terça-feira (27), participaram a secretária municipal de Educação, Flávia Fernanda de Souza e Silva e o ex-titular da pasta, vereador Alex Martins; o coordenador regional da secretaria estadual de Educação, Luciano Almeida; o presidente da Associação das Escolas Particulares de Anápolis, Emerson de Almeida Rodovalho Marques, entre outros membros ligados à Cruzada pela Dignidade.
Comentários 3