fbpx
VERSÃO FLIP
terça-feira, 16 de agosto, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 16 de agosto, 2022
Contexto

Culinária está presente na história do descobrimento do Brasil

de Jornal Contexto
22 de abril de 2021
em Comportamento
Reading Time: 3 mins read
0 0
0
Culinária Brasil

Aprendemos por muito tempo na escola que a data de 22 de abril de 1500 é marcada pelo o que se costumou chamar de “Descobrimento do Brasil”. Historiadores de hoje questionam este entendimento, já que quando os navegadores portugueses aportaram em terras brasileiras, encontram aqui várias e grandes nações indígenas que já estabelecidas, com sua cultura, costumes e história. Hoje, muitos estudiosos defendem o uso do termo “Chegada dos Portugueses ao Brasil”, como uma forma mais precisa de se referir a esse importante fato histórico.

Mas discussões históricas à parte, o que se pode celebrar com certeza neste 22 de abril é o encontro desses dois diferentes povos, que deram origem a essa nação plural e rica culturalmente chamada Brasil. E é na culinária que os traços das culturas indígena e europeia (trazida pelos portugueses) estão mais evidentes.

A chef e professora de culinária Adriana Gomes, que assina a curadoria do E-book Receitas do Meu Goiás, lançado pela Marajoara Laticínios, afirma que a culinária goiana, em especial, retrata bem essa mistura de sabores herdada de índios e portugueses.

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialista ensina um jeito fácil de controlar os acessos à internet dos filhos

Garotinha de três anos ultrapassa 1 milhão de visualizações na Internet

O Sucesso do Fracasso

Arroz com pequi, influência das culturas portuguesa e indígena

“A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes indígenas que continuam muito presentes nos dias de hoje, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca e polvilho). O costume de se alimentar de peixes e frutos do mar é também uma herança indígena. Bem como o consumo de frutas silvestres tais como: o cupuaçu, graviola, o açaí, caju e o nosso famoso pequi”, explica a chef .

Os portugueses

Entre as influências trazidas pelos portugueses, Adriana destaca as técnicas de cozimento usadas na Europa, a tradição dos doces e confeitos, o grande consumo e uso do leite no preparo de muitos alimentos, o uso de especiarias, o consumo de arroz, hortaliças, e das carnes de galinha, porco e boi.

“Muitos dos pratos típicos que temos aqui no Brasil, como a nossa tradicionalíssima feijoada, são resultados das adaptações que os portugueses precisaram adotar diante das adversidades encontradas na nova colônia”, lembra Adriana.

Mandioca: tradição indígena

A chef lembra ainda, que depois do encontro entre índios e portugueses, a culinária brasileira enriqueceu ainda mais com a influência dos povos africanos e mais tarde dos imigrantes italianos, alemães, espanhóis e até japoneses. “Estudar ou pesquisar sobre a origem de muitos dos nossos pratos típicos é mais do que uma lição de culinária, é também uma deliciosa aula de história”, frisa Adriana Gomes. (De Agência)

Rótulos: destaque

Mais Artigos

#Pratodomundover- Imagem mostra a silhueta de uma criança usando um notebook

Especialista ensina um jeito fácil de controlar os acessos à internet dos filhos

de Jornal Contexto
22 de abril de 2022
0

Crianças e internet. É uma combinação difícil para muitos pais, já que há muito conteúdo impróprio circulando na rede mundial...

Garotinha de três anos ultrapassa 1 milhão de visualizações na Internet

de José Aurélio Soares
18 de janeiro de 2022
0

Vídeo em que ela rejeita nota de R$ 2 e pede a da "onça" para o pai viralizou entre os...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempero goiano: novela gravada em Pirenópolis conta com atriz anapolina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis terá mais de 50 candidaturas para vagas de deputados

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Whatsapp realizou mudanças aguardadas no aplicativo; confira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cadastro para auxílio caminhoneiro começa nesta segunda (15)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar