Cotidianamente, a PM, através do 4º e 28º Batalhões, da Força Tática, da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), da Patrulha Maria da Penha e das unidades de atendimento (190/Copom) e serviço de inteligência realizam uma verdadeira cruzada contra a criminalidade no município e região.
Muitas ações são visíveis à sociedade, através das divulgações ocorridas por meio da imprensa e das redes sociais, como, por exemplo, as prisões de homicidas, traficantes, estupradores, ladrões, estelionatários, entre outros.
Outras ações, às vezes, não têm a mesma visibilidade. Mas, elas são fundamentais para conter o avanço das incidências criminais. Exemplo disso é o cumprimento de mandados de prisão em aberto.
Muitos criminosos, que deveriam estar atrás das grades, por algum motivo, estão soltos por aí e talvez a maioria deles reincidindo nos seus crimes ou praticando novos ilícitos contra a população de bem.
Através do cumprimento de mandados de prisão em aberto, esses criminosos são recolocados à disposição das autoridades judiciárias para o efetivo cumprimento das penas.
Para se ter uma ideia desse trabalho, um levantamento extraoficial do CONTEXTO, com base em informações divulgadas pela própria PM, aponta que somente do dia 3 ao dia 22 deste mês de janeiro, 13 mandados de prisão foram cumpridos na região.
Confira os casos registrados pela Polícia Militar
No dia 3 último, equipe da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) Anápolis tomou conhecimento de um indivíduo que tinha um mandado de prisão em aberto por roubo. Ele foi localizado durante uma diligência no Bairro Ibirapuera, conduzido à Delegacia de Polícia e colocado à disposição da Justiça.
Após compartilhamento de informações do setor de inteligência (PM-2), equipe da CPE fez abordagem a um elemento que tinha contra si um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio ocorrido em Anápolis. O foragido foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, para as devidas providências.
Estelionatário do Pará
No dia 10, por meio de informações compartilhadas pelo Grupo de Rádio Patrulhamento Aéreo (GRAER), equipes do 28º BPM localizaram e prenderam um indivíduo que tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de estelionato, no Estado do Pará. O mandado foi cumprindo para que elemento cumpra a pena pelo crime praticado.
Ainda no mesmo dia, durante um patrulhamento na região do Bairro Pirineus, equipe do 28º BPM realizou abordagem a um elemento que estava em atitude suspeita. Na abordagem, constatou-se que ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto.
O mesmo foi levado à Central de Flagrantes, para as providências cabíveis.
No dia 11, equipe da CPE Anápolis, CPE Anápolis, após compartilhamento de informações com GPT de Porangatu (3° BPM), ARI 12° CRPM, PM2 e CPE 20, realizou a abordagem de um indivíduo que tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas em Anápolis. Ele foi levado à Central de Flagrantes e colocado à disposição do Judiciário.
No dia 14, a PM de Anápolis recebeu informações da Polícia Militar de São Miguel do Guamá, no Estado do Pará, sobre uma foragida que tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. Com isso, a polícia paraense localizou autora do crime e efetuou o cumprimento do mandado de prisão.
Faccionado
Já no dia 16, equipes da CPE, após compartilhamento de informações com o serviço de inteligência, realizou diligências no município vizinho de Abadiânia, localizou e prendeu um elemento que estava de posse de uma pistola calibre 380.
Durante a abordagem, segundo a PM, foi constatado que a referida arma teria sido utilizada em uma tentativa de homicídio. Além disso, descobriu-se que o elemento faz parte de uma facção criminosa no Rio de Janeiro. Ele é do Distrito Federal e estava com nada menos que 8 mandados de prisão em aberto pelos crimes de furto, roubo, tráfico e posse irregular de arma de fogo.
Além da arma, foram apreendidas nessa ação 78 munições intactas de calibre 380.
Ainda, no dia 17, a PM localizou mais um indivíduo com mandado de prisão pendente. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes, para as devidas providências. Nesse registro, não foi citado o crime cometido.
Leia também: Anápolis registrou mais suicídios do que homicídios em 2023. Especialista aborda o tema
Dia 18, através de informações compartilhadas com a Polícia Civil de São Miguel do Passa Quatro e CPE 20, a CPE Anápolis cumpriu mandado de prisão conta um indivíduo que cometeu crime de roubo.
No último dia 22, policiais militares efetuavam um patrulhamento na região do Centro de Anápolis, quando se depararam com um indivíduo em atitude suspeita.
Foi feita a abordagem e, após consulta no cadastro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), descobriu-se que ele tinha mandado em aberto pelo artigo 157 do Código Penal, ou seja, por roubo.
E, no mesmo dia, após compartilhamento de informações com o serviço de inteligência da ARI/3°CRPM, equipe da CPE localizou e abordou mais um foragido, que tinha contra si um mandado de prisão em aberto, neste caso, pelo crime de homicídio.
Na terceira ocorrência do dia 22, equipe da CPE, em patrulhamento tático pela Avenida Brasil Norte, visualizou um indivíduo que estava em atitude suspeita em um veículo de transporte por aplicativo.
Assim sendo, foi realizada a abordagem e, mais uma vez, identificou-se que o abordado tinha um mandado de prisão em aberto na Comarca de Goianésia.
Por fim, ainda no dia 22, na quarta ocorrência, a CPE recebeu informações compartilhadas pelos serviços de inteligência PM/2 e CPE 20 e, com isso, prendeu um elemento que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de receptação.
Ele e os demais foram levados à Polícia Civil para as devidas providências e colocados à disposição da Justiça, para o cumprimento das respectivas penas.
Comentários 1