Não era para ser uma agenda política. Mas, também, não deixou de ser. A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) recebeu na noite desta quarta-feira (3/9) o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o prefeito Márcio Corrêa (PL).
Esse encontro teve um misto de participação de lideranças do setor produtivo e da política, colocando em linha que a parceria administrativa entre o município e o governo estadual pode ter outros caminhos pavimentados como, por exemplo, para 2026.
Inclusive, o presidente da ACIA, Luiz Cláudio Ledra, ao fazer a abertura, quase cometeu um lapso ao se referir a uma reunião com “candidatos”. É que, tradicionalmente, a entidade realiza sabatinas com candidatos em anos eleitorais. Mas, não é o caso e a agenda era para tratar de temas mais diversos e a política ficou em um outro plano. Mas sempre permeando, de alguma forma, o encontro.
Vez por outra ou, repetidas vezes, Daniel foi citado como “futuro governador”. Embora ele mesmo diz que nem é ainda pré-candidato. Mas, obviamente, não é segredo que o filho de Maguito Vilela, vice-governador e líder do MDB estadual, é o nome do governador Ronaldo Caiado (UB) para sua sucessão.
Vilela também fez questão de lembrar a sua participação no processo que levou à candidatura de Márcio Corrêa (PL) à Prefeitura de Anápolis. E, agora, o vice-governador está sendo uma espécie de embaixador da cidade junto ao governo estadual.
Durante o encontro, Daniel Vilela e Márcio Corrêa destacaram algumas parcerias já em andamento e outras que estão sendo construídas.
Já em curso, por exemplo, o governo estadual está aportando R$ 50 milhões para mitigar problemas ambientais na pista do Aeroporto de Cargas, para que a Infraero possa futuramente, investir para viabilizar a operacionalidade do aeródromo.
O governo estadual, dentro da parceria administrativa, trouxe a Patrulha Rural para recuperar vias vicinais na zona rural. Além disso, 6 pontes que rodaram no ano passado, serão recuperadas.
Ainda, foi entabulado um direcionamento de R$ 10 milhões para obras de recapeamento asfáltico em vários setores da cidade.
Nos próximos dias, conforme anunciado na reunião, será enfim entregue a obra do chamado Anel Viário do DAIA.
Transporte
Para mais adiante, o prefeito Márcio Corrêa e o vice-governador Daniel Vilela estão sintonizados em torno de um projeto para melhorar o sistema de transporte público de Anápolis.
O vice-governador também destacou um projeto para trazer para a cidade uma unidade da Escola do Futuro.
O prefeito Márcio Corrêa também ressaltou iniciativas da Prefeitura, no sentido de melhorar o ambiente dos negócios no município, tanto no sentido de estimular as empresas já existentes, como as que virão no futuro.
E o futuro traz um desafio, que é a reforma tributária e, no bojo dela, o fim dos incentivos fiscais. Goiás e Anápolis, que abriga o maior polo fabril do estado, devem estar preparados para essa nova realidade.
E isso foi colocado na reunião pelos empresários, que querem unir esforços na construção de um plano de industrialização.
Leia também: Anápolis solicita licença para três novas obras públicas


