Depois de 80 anos de proibição, o Estado-Maior do Exército Brasileiro autorizou a instalação de uma fábrica para produção de armas ‘leves’ no país. Localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), a empresa Delfire Fire Arms (DFA) foi inaugurada na última segunda (16), sendo a primeira a produzir armamento com tecnologia estrangeira no Brasil.
A fábrica recebeu a autorização em 2020 e a expectativa era iniciar as operações no ano passado, mas acabou sendo inaugurada somente em 2022. A previsão é que a empresa gere cerca de 195 empregos diretos, com produção anual de cerca de 90 mil pistolas de calibres 380 e 9 milímetros. A expectativa de faturamento da DFA será de cerca de R$ 2,5 bilhões em cinco anos. A empresa tem o objetivo de fabricar armas para o mercado civil e na venda direta para policiais e militares.
Governo Federal sancionou e bula digital de medicamentos vira lei
A solenidade de abertura da fábrica contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Eslovênia, Zdravko Počivalšek. O embaixador da Eslovênia no país, Gorazd Renčelj, e o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, também estiverem presentes, junto de outras personalidades políticas da região.