Dinaura Silva Alencar e Eliane Pereira, duas mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) e cadastradas no CadÚnico, conheceram nesta quinta-feira (7), ao lado da primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, as obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltada totalmente ao atendimento do público feminino em todo o país.
Leia também: Anápolis tem pelo menos 30 mulheres centenárias, segundo o IBGE
A nova estrutura irá reunir em um só local toda a rede de assistência à saúde da mulher, com pronto-socorro 24h, atendimento ambulatorial, consultas e exames, com a absorção de todos os serviços do Cais Mulher. A previsão é de que serão feitos aproximadamente 9 mil atendimentos por mês. A obra ficará pronta até agosto.
Na ala de urgência e emergência, no primeiro pavimento, serão seis consultórios médicos, 14 leitos de observação, sala de emergência com até cinco leitos, farmácia e espaços para raio-x, realização de exames e administração de medicamentos.
“Toda essa estrutura foi pensada para atender com carinho todas as mulheres. Como deputada e primeira-dama, fico muito feliz e honrada em realizar o sonho de destinar um espaço que ficará tão belo para nós, mulheres, que teremos aqui todas as especialidades médicas que precisamos”, disse Vivian.
Dinaura, que pôde conhecer a futura UPA da Mulher Anapolina ‘Jamel Cecílio’, elogiou o projeto e parabenizou a deputada pela iniciativa. “Estou muito feliz de estar aqui e ver essa obra sendo realizada. É um sonho de todas as mulheres de Anápolis. Nós vamos ficar mais à vontade. A Vivian já vem cuidando da gente e esse hospital é mais uma prova disso”
Já Eliane não vê a hora da inauguração da nova unidade. “A expectativa muito boa com a chegada dessa UPA. Para nós que somos mulheres é muito importante. Tenho certeza de que vai melhorar muito o tratamento para a gente.”
A UPA da Mulher Anapolina terá, no térreo, os atendimentos eletivos. Para esta área foram destinados oito consultórios médicos, salas de mamografia, nutrição, psicologia e assistência social, e farmácia.
A nova UPA abrigará ainda a Casa da Mulher Anapolina, numa área de 380 metros quadrados. A estrutura vai oferecer apoio jurídico às mulheres, com a presença de representantes do Ministério Público de Goiás, Juizado e da Polícia Civil, e psicossocial. Pensando nas mães, a unidade de saúde ainda terá amplo espaço infantil.