A deputada federal Flávia Morais (PDT), esteve na Câmara Municipal de Anápolis na manhã desta segunda-feira (14/4). Na oportunidade, ela falou sobre o projeto Saúde em Movimento, que desenvolve junto com seu esposo, deputado estadual George Morais e que está no município com mais uma edição.
No Legislativo, a parlamentar, que está no exercício do sexto mandato na Câmara Federal, colocou seu mandato à disposição de Anápolis nas várias atividades que ela tem, sobretudo, na área de saúde.
Integrante da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Flávia Morais ressaltou que o setor tem demandas infinitas e muitos desafios e, por conta disso, é uma área que deve ter um trabalho integrado entre os três entes: federal, estadual e municipal.
Na sua fala, ela destacou que a Comissão tem avançado na questão da telemedicina, que vai dar oportunidade de acesso a especialidades médicas e procedimentos no país.
Além disso, ela citou também o trabalho da Comissão de Saúde em relação às doenças raras e lembrou que Anápolis é uma referência nessa área, há vários anos, sobretudo, com a triagem neonatal (Teste do Pezinho) realizado por meio da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).
A deputada ainda citou ação que está ocorrendo no município em relação à detecção de câncer de tireoide. Flávia Morais mencionou que o câncer hoje é também uma preocupação da Comissão, em vista dos números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que projeta esse ano 600 mil novos casos, com cerca de 40% de diagnósticos da doença já em estágio avançado.
Anistia
Questionada acerca de seu posicionamento sobre o projeto de anistia, a deputada federal Flávia Morais pontuou que essa é uma discussão que deve ainda amadurecer, no intuito de não colocar todas as participações do episódio do 8/1 “num mesmo balaio”.
Segundo ela, nem todos que estavam no movimento foram culpados pelas depredações ocorridas à sede dos poderes, em Brasília.
Para ela, portanto, deve-se avaliar todas as situações que envolvem a questão.
Leia também: Márcio Corrêa faz hoje balanço dos 100 dias de governo