A discussão já em curso sobre a revisão do Plano Diretor, que deve acontecer até meados do ano que vem, tem jogado luz a questões que de alguma forma estamos acostumados a debater como, por exemplo, a expansão urbana, o uso e parcelamento do solo e a mobilidade urbana.
Por Vander Lúcio Barbosa
Essas questões são abarcadas no Plano Diretor e nas leis acessórias. E, certamente, são questões abrangentes e que demandam, de fato, muita discussão pois envolvem situações que mexem com, digamos, os alicerces do desenvolvimento urbano da cidade.
Contudo, em especial, essa revisão do Plano Diretor traz elementos a mais para o centro dos debates, com o advento das novas tecnologias.
Em alguns casos, envolvendo questões que estão sendo objeto de regulamentação federal ou estadual, como a recarga de carros elétricos, cuja frota está crescendo bastante no Brasil, de maneira em geral, e em Anápolis, em particular. É preciso criar ambientes seguros para esses pontos de recarga.
A tecnologia traz ao debate a questão da fiação nos postes, que tem gerado transtornos, prejuízos e, mesmo, acidentes fatais. Hoje é possível fazer cabeamento subterrâneo, mas isso gera custos elevados e é algo que precisa ser bem avaliado no planejamento.
A cidade começa a ser beneficiadas com os semáforos “inteligentes”, uma tecnologia que pode ser ampliada de forma estratégica.
Na questão ambiental, o Plano Diretor pode avançar na adoção de Soluções Baseadas na Natureza para mitigar problemas de alagamentos. Hoje, há muitas experiências dessas medidas em uso no Brasil e em outros países.
Precisamos avançar também, ainda dentro dessa questão ambiental, para um modelo moderno do sistema de coleta e tratamento do lixo e de outros tipos de resíduos.
Temos, ainda, a Inteligência Artificial, que chega com força e precisamos entendê-la e ver como ela poderá ser usada em prol da nossa cidade num futuro não distante.
Leia também: Desafios da cidade – Por Vander Lúcio Barbosa
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




