Antes mesmo da implantação do Distrito Agro Industrial (DAIA), em meados da década de 1970, Anápolis já tinha destaque em Goiás no cenário econômico da indústria. Inclusive, a indústria ceramista foi importante para o contexto da criação das duas capitais ao nosso redor- Goiânia e Brasília.
Por Vander Lúcio Barbosa
Isso, sem contar que a cidade tinha, por assim dizer, uma base industrial forte com a indústria do arroz, de beneficiamento de café, de metalurgia, entre outras.
A implementação da política de incentivos fiscais impulsionou o DAIA, atraindo plantas produtivas de vários segmentos. Essa política foi se adequando à realidade do crescimento do estado e foi fundamental para o surgimento do polo farmacêutico, que tem Anápolis como referencial, já que aqui estão posicionadas a maioria das indústrias.
A partir do ano que vem, começa o período de transição da reforma tributária, que irá reconfigurar o arcabouço de tributos do país, e perdurará até 2033, quando efetivamente serão extintos, por exemplo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços).
O ICMS é a base da política de incentivos fiscais. Com a mudança do modelo tributário e a sua extinção, essa política de incentivos fiscais, que ficou conhecida como “guerra fiscal”, também deixará de existir.
Em outras palavras, estados e municípios terão que repensar suas estratégias para atrair investimentos, visando a geração de emprego, renda e divisas.
Anápolis, por sua vocação industrial, está nessa rota de transformação que irá se configurar com a implementação da reforma tributária.
Portanto, é imperioso que o município e o estado, junto com as entidades ligadas ao setor produtivo, se unam para buscar estratégias e caminhos para não perderem competitividade.
Além disso, é também necessário preparar para as mudanças que estão ocorrendo fruto das inovações tecnológicas. Portanto, há muitos desafios à frente e Anápolis não pode ficar para trás.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




