VERSÃO FLIP
segunda-feira, 18 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 18 de agosto, 2025
Contexto

Desafios da Administração, em Anápolis, vão além do simbolismo dos 100 dias

de Claudius Brito
11 de abril de 2025
em Análise
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa. Imagem: Reprodução

Prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa. Imagem: Reprodução

Na quinta-feira, deu-se a passagem dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Márcio Corrêa, em Anápolis. Contudo, desafios são mais significativos do que um balanço

Muita expectativa se criou em torno da passagem dos 100 dias do comando político-administrativo de Márcio Corrêa à frente da Prefeitura de Anápolis. A esperada prestação de contas do chefe do Executivo, por conta de um problema de saúde que o acometeu, não aconteceu no dia “D”, que seria quinta-feira, 10 de abril.

Essa prestação de contas, embora aguardada com expectativa, não é um divisor de águas. Ou seja, ela não vai definir se a gestão acertou mais do que errou, ou vice-versa. E, obviamente, ela não vai ter uma ressonância unânime, pois a interpretação será uma para os apoiadores do prefeito e outra para aqueles que são seus adversários.

Fato é que, nesses 100 dias, o que se pode tirar de conclusão é que todo prefeito que se senta na cadeira enfrenta turbulências em início de mandato. Via de regra, porque o gestor anterior, para cumprir suas propostas, às vezes, pisa no acelerador dos gastos e, com isso, o que assume, pega o cofre municipal meio combalido.

Ademais, uma cidade como Anápolis, com mais de 400 mil habitantes- terceira maior em contingente populacional em Goiás, atrás de Goiânia e Aparecida- e segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) estadual- não é uma cidade fácil de se gerir.

O município não foi planejado lá nos seus primórdios e, por isso, com o crescimento ao longo do tempo, os problemas também cresceram. A frota de veículos emplacados no município, por exemplo, passa de 327 mil e a cidade tem poucas avenidas de maior porte, a não ser a Brasil e a Goiás.

Não se pensava, no passado, num projeto de padronização de calçadas e, hoje, a locomoção das pessoas em alguns pontos da cidade é uma “Via Crúcis” caminhar nos passeios. Tem lugar que a calçada é tão estreita que mal dá para passar uma pessoa e às vezes, tem um poste no meio, obrigando o pedestre a desviar pela rua

Na região central, as tubulações de água e esgoto hora e outra estão rompendo e formando verdadeiras crateras no asfalto. Muitas dessas tubulações têm 30 anos ou mais. Boa parte foi implantada no governo de Henrique Santillo, na década de 1980.

Na baixada da Rua Amazílio Lino e em parte da Avenida Ayrton Senna, ainda ocorrem alagamentos. Não é um problema atual, ele vem de longe, de um passado em que não se tinha uma legislação mais rígida para não deixar construir edificações muito próximas dos mananciais, como ocorreu com o prédio da Prefeitura e do Fórum, para ficar nesses dois exemplos.

Surreal

Voltando à questão viária, o Trevo do Recanto do Sol, que é um dos principais gargalos do trânsito em Anápolis, é outro problema que se arrasta há décadas. Em 2015, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte chegou a realizar uma audiência pública no município, para tratar da duplicação de um trecho de apenas 13 quilômetros de duplicação. Só aí, já se passaram 10 anos.

A BR-414 passou à concessão da Ecovias do Araguaia em 2022 e na época, não havia previsão para essa duplicação. Na época, deu-se uma previsão que a obra poderia sair do papel em um prazo de 24 anos. Surreal! Talvez isso mude, mas foi o que se noticiou.

O Distrito Agro Industrial de Anápolis, o DAIA, passou um longo jejum sem receber grandes empreendimentos industriais, por falta de área. Aliás, tinha área, mas parece que faltava um algo para destravar. Tanto é que agora tem-se 1,7 milhão de metros quadrados do DaiaPlam e isso é só uma parte do que seria destinado à chamada Plataforma Logística Multimodal.

De modo que, colocar na balança os 100 primeiros dias do Governo Municipal, é algo que parece pouco quando se olha para frente, para os desafios que esse governo terá até o dia 31 de dezembro de 2028.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: 100 diasanápoliscapadestaquegoiásMárcio CorrêaPortal ContextoPrefeitura de Anápolis

Mais Artigos

Imagem: Ítalo Mariano

Homem é encontrado morto em ponto de ônibus em Anápolis

de Anna Rhaissa
31 de dezembro de 2024
0

Na tarde de hoje, 31 de dezembro, por volta das 13h30, Marcelo Costa, ajudante de padeiro em um estabelecimento no...

Jornada 6X1

Especialista vê dificuldade para micro e pequenas empresas com mudança na jornada 6X1

de Claudius Brito
16 de novembro de 2024
0

Nos últimos dias, um assunto tem tomado conta do noticiário no país: uma proposta de mudança na jornada de trabalho,...

Imagem: Reprodução

Trânsito é um dos grandes desafios da mobilidade urbana em Anápolis

de Claudius Brito
30 de julho de 2024
3

O que a gente vê nas ruas, as estatísticas mostram. Em Anápolis, a frota atualizada (até o mês de junho)...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui