VERSÃO FLIP
terça-feira, 4 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 4 de novembro, 2025
Contexto

Desafios da cidade – Por Vander Lúcio Barbosa

de Vander Lúcio Barbosa
26 de julho de 2025
em Artigo
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Prestes a completar 118 anos, Anápolis tem muitos desafios. Aliás, como a grande parte dos municípios brasileiros, que surgiram sem planejamento. Um deles é com relação a acessibilidade.

Essa palavra, acessibilidade, faz referência à condição de permitir que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, possam utilizar e interagir com espaços, serviços e informações de forma autônoma e segura.

Pois bem, Anápolis por não ser uma cidade planejada, carrega alguns problemas que remontam décadas e são de difícil solução, como por exemplo, as calçadas dos imóveis. Ainda são em uma proporção pequena aquelas que garantem acessibilidade.

Recentemente, o IBGE trouxe um dado do Censo de 2022, destacando que 6,5% da população censitária (era de 398.869), possuía algum tipo de deficiência. Estamos falando, portanto, de quase 26 mil pessoas. E esse número deve ser maior, porque a população estimada, no ano de 2024, saltou para 415.847. Se pegarmos o mesmo percentual, temos aí mais de 27 mil pessoas.

E o problema da acessibilidade não fica restrito às pessoas com deficiência física, mas também aquelas que têm deficiência de mobilidade, como, por exemplo, idosos e mulheres grávidas.

Têm sido cada vez mais recorrentes, casos de idosos que vão parar nas unidades de saúde, com problemas graves, em decorrência de quedas em calçamentos precários.

Portanto, essa questão é também um problema até de saúde pública. Daí, a necessidade de um olhar especial para o planejamento urbano da cidade, daqui para os próximos anos, para que as gerações futuras possam colher bons frutos de atitudes que podem ser tomadas agora, a partir de novas leis, normas e, sobretudo, da consciência dos cidadãos em cuidarem das próprias calçadas.

É um desafio, portanto, que se coloca não apenas para o poder público, mas para toda sociedade, lançar esse olhar sobre a acessibilidade. Está em tempo!

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: aNÁPOLISartigocapadestaqueEditorialgoiasPortal ContextoVander Lúcio Barbosa

Mais Artigos

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
31 de outubro de 2025
0

Eterno Uma porta se abre para o ex-vereador e ex-deputado estadual José de Lima. O Democrata 35, que sucede o...

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Fim da zona rural

de Vander Lúcio Barbosa
29 de outubro de 2025
0

A proposta de redefinir o espaço territorial de Anápolis volta ao debate com a revisão do Plano Diretor. Em pauta...

Imagem: Getty Images

Tédio – Por Samuel Vieira

de Samuel Vieira
29 de outubro de 2025
0

Já percebeu sua mente vagando sem direção, desconectada das tarefas ou do ambiente? Ou mesmo desinteressada do que está acontecendo...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Juíza Edna Maria assume cargo de desembargadora no TJGO. Imagem: Divulgação

    TJGO escolhe nova desembargadora, de Anápolis, para vaga deixada por Carlos França

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • ChatGPT não poderá mais fornecer orientação médica ou jurídica

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa faz nova mudança no primeiro escalão do Governo Municipal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cura da calvície? Soro promete estimular crescimento capilar em 20 dias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Professor agride aluno após surto em escola militarizada de Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui