Órgão vai ajuizar ação contra empresas de busca na internet para impedir o patrocínio de páginas falsas que aplicam golpes em proprietários de veículos.
Em 2025, mais de 190 denúncias foram registradas na Ouvidoria, especialmente durante o período de pagamento do licenciamento e IPVA. O presidente da autarquia, Delegado Waldir, acredita que o número real de vítimas seja ainda maior. A maioria dos golpes ocorre por meio de sites falsos que imitam o layout oficial do Detran-GO. Ao buscar termos como “Licenciamento 2025” ou “IPVA Goiás”, usuários são direcionados a páginas patrocinadas por golpistas, que geram boletos e códigos PIX falsos. O dinheiro pago vai diretamente para os criminosos. Em 31 de outubro, cinco sites suspeitos apareciam antes do portal oficial.
Segundo o setor de inteligência do Detran-GO, os golpistas investem até R$ 1.500 por dia para manter seus sites no topo das buscas, arrecadando mais de R$ 5 mil em um único golpe. A autarquia registrou ocorrência na Polícia Civil e vai solicitar à Justiça a proibição do patrocínio dessas páginas.
Prevenção Ativa
O Detran-GO tem emitido alertas nas redes sociais e imprensa sobre os cuidados para evitar fraudes. O acesso a boletos e ao Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo Detran GO ON, site oficial ou Portal Expresso. Antes de pagar via PIX, o usuário deve conferir o CNPJ: 02.872.448/0001-20.
Vítimas devem registrar boletim de ocorrência e denunciar à Ouvidoria do Detran-GO. A Diretoria de Tecnologia da Informação atua no monitoramento e derrubada de sites falsos, denunciando-os às plataformas responsáveis.
Leia também: Golpes no IPVA: Detran-GO faz novo alerta aos proprietários
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



