Psicóloga destaca valor das interações familiares e Procon Anápolis revela variações de preços em brinquedos
No dia das crianças, a escolha do presente perfeito vai além do entretenimento momentâneo. Investir em brinquedos que promovam o desenvolvimento físico, motor e mental dos pequenos é uma forma inteligente de presentear e proporcionar diversão e aprendizado em um só pacote.
De acordo com a psicóloga de crianças, Andressa Paiva, nos dias atuais, é difícil evitar a interação tecnológica, mas é fundamental criar vínculos com brincadeiras, jogos de memória e interações familiares.
“Essas atividades promovem memórias e segurança, proporcionando momentos de qualidade com os pais”, explica a especialista.
Para promover o desenvolvimento físico das crianças, os brinquedos devem incentivar a atividade física e o movimento. De acordo com a psicóloga, é importante comprar algo que se identifique com a criança e optar por itens que são estimulantes como cadernos de desenho ou jogos de montar.
“Tudo que é manual, ajuda também a criança ter esse momento com os familiares”, reforça a psicóloga.
Pesquisa do Procon
Com a chegada do dia das crianças, o Procon Anápolis realizou um levantamento de preços de brinquedos em sete estabelecimentos de Anápolis. A pesquisa revelou variações de preços significativas, como por exemplo, a de uma boneca, onde duas versões do item existe, uma versão simples e outra, sereia. Ambas apresentaram diferenças de 200% e 179%, respectivamente.
Já a bicicleta aro 16 teve uma variação de 42%, enquanto o jogo Twister teve uma variação de 62%. Com os altos índices de oscilações nos valores, o diretor do Procon Anápolis, Wilson Velasco, aconselha os consumidores a observarem as promoções e que levem em consideração também não apenas o preço, mas a qualidade do produto ao realizarem pesquisas para as compras.