16 de Setembro é o Dia Nacional do Caminhoneiro, data instituída pela Lei nº 11.927/2009, em reconhecimento a esses profissionais que cruzam o país em todas as direções transportando cargas e conectando regiões.
Anápolis tem uma grande importância para esses profissionais. Grande parte deles já passou pelo município aproveitando o suporte que a cidade oferece com postos de combustíveis, autopeças e oficinas mecânicas, hospedagem e alimentação.
E é difícil não passar por Anápolis. Afinal, três grandes e importantes rodovias federais cortam o município.
A maior delas é a BR-153, também conhecida como Transbrasiliana. Ela possui mais de 3,5 mil quilômetros de extensão. Começa em São Domingos do Araguaia (PA) e termina em Aceguá (RS), na fronteira do Brasil com o Uruguai.
A BR-153 passa pelos do Para, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás, tendo em Anápolis um importante marco que é o polo industrial do DAIA.
A BR-060, que também passa por Anápolis, tem início em Brasília (DF) e o final em Bela Vista (MS). Sendo assim, ela corta o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, com 1.4 mil quilômetros de extensão.
A BR-414 parte do entroncamento da GO-237 em Niquelândia e chega até no entroncamento da BR-153 em Anápolis, na região do viaduto do Recanto do Sol. Essa rodovia tem mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e se estende até na fronteira do Estado do Tocantins.
Leia também: Mulher abordada em “cracolândia” de Anápolis revela ficha criminal ao prefeito