Várias atividades já foram realizadas e, na segunda-feira (07), o fechamento acontece com implantação de barreiras ecológicas em mananciais
Uma nova rodada do Programa Pátio Lindo, trabalhos de conscientização ambiental, doação de mudas para a comunidade escolar do Viviam Parque e a instalação de barreiras ecológicas em três pontos distintos do Córrego das Antas – que corta a cidade de Anápolis. Essas são algumas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Habitação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho.
Uma horta orgânica, pomar de árvores de frutos do cerrado e trabalho de jardinagem passam a compor o cenário do pátio do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Professora Célia Maria Rocha – localizado no Residencial Leblon –, uma das escolas contempladas com o Programa Pátio Lindo. Com pegada semelhante, no último dia 29/05, 100 mudas foram doadas para a comunidade escolar da Cmei Rainha da Paz e uma vídeo-aula de técnica de plantio foi viabilizada para as crianças.
Veja mais: Anápolis é 62º no Índice de Desafio da Gestão Municipal!
Na última quarta-feira (02), a equipe da Secretaria fez uma força-tarefa para revitalização do Parque Onofre Quinan, assim como uma ação educativa voltada para frequentadores e vizinhos do espaço público. “O foco foi a manutenção da limpeza do parque e também conscientizar a população a não alimentar os animais silvestres”, destacou o secretário da pasta, Mauro Douglas Ribeiro.
Barreiras

Para fechar a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (07), barreiras ecológicas serão instaladas em três pontos do Córrego das Antas: Avenida José Sarney, Andracell e na saída para Joanápolis. Essa é uma parceria da Secretaria com a empresa Indcom Soluções em Resíduos, que doou os materiais necessários para a realização do projeto.
Na prática, as barreiras são feitas de galões de materiais recicláveis e redes. Elas são fixadas nas margens em formato de arco para aumentar a área de contenção, como forma de controlar a poluição dos cursos hídricos ao reter garrafas pets, plástico e outros tipos de lixo que são descartados nos rios.