A insulina, que auxilia no tratamento da diabetes, estará disponível para os pacientes a partir desta quinta-feira (06), após a entrega da medicação, prevista para hoje quarta-feira (05). Os pacientes poderão retirar a insulina no Centro de Distribuição do SUS.
A importância da insulina
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que a glicose (açúcar) seja utilizada pelas células do corpo como fonte de energia. Nas pessoas com diabetes, o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la de forma eficaz, o que leva ao aumento do nível de açúcar no sangue (hiperglicemia). A insulina, seja injetável ou utilizada por meio de bombas de insulina, é fundamental para controlar a glicemia e prevenir complicações da diabetes, como doenças cardíacas, renais, oculares e neuropáticas.
Dificuldades para pacientes de baixa renda
A falta de acesso à insulina pode ser um problema grave para os pacientes com diabetes, especialmente para aqueles de baixa renda. O custo do medicamento e dos materiais necessários para sua aplicação (seringas, agulhas, etc.) pode ser um obstáculo para muitas famílias. Além disso, a falta de informação sobre a doença e sobre como utilizar corretamente a insulina pode dificultar o controle da glicemia e aumentar o risco de complicações.
A situação de Anápolis reflete um problema comum em todo o país: a dificuldade de acesso a medicamentos para doenças crônicas, como a diabetes. Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) revelou que cerca de 30% dos pacientes com diabetes não têm acesso adequado aos medicamentos de que precisam.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.