100 dias
O “último degrau” do processo eleitoral ficou abaixo, com a diplomação. Agora, o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), junto com o vice Walter Vosgrau (MDB) espera em contagem regressiva o dia da posse, em 1º de janeiro. A partir de então, ele terá quatro anos à frente para executar suas propostas de campanha.
E, claro, muita coisa vai acontecer dentro dos 100 primeiros dias.
O “time” já deverá a esta altura estar entrosado, o diálogo com o Legislativo estabelecido a fim de garantir boa governabilidade e, acima de tudo, a sintonia com a população e com a cidade, que é o objetivo maior de todos que galgam ocupar a cadeira. Muitas responsabilidades pela frente e, fazendo uma boa gestão, quem sabe, outro ciclo pode vir mais adiante.
Diplomação
A solenidade de diplomação na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (19/12), houve uma unanimidade nas falas das autoridades, ao elogiar a condução da Justiça Eleitoral no processo eleitoral desse ano.
À frente desse processo, os juízes Gleuton Brito Freire (141ª zona), Edma Maria Ramos da Hora (144ª zona) e Marcella Caetano da Costa (3ª zona), assim como os chefes de cartório e demais serventuários. O juiz Gleuton Brito destacou que a diplomação foi o último ato externo relativo às eleições municipais.
Agora falta a posse, ato que não tem relação direta com a Justiça Eleitoral.
Recado
Ao estilo que lhe é peculiar, o vereador Dominguinhos do Cedro (PDT) chamou de “covardes” os seus pares que têm deixado de prestigiar as entregas de obras do prefeito Roberto Naves (Republicanos), cujo mandato termina no dia 31 próximo.
Dominguinhos lembrou que alguns desses vereadores só foram reeleitos, com a ajuda do chefe do executivo, levando benefício às regiões às quais eles representam. A fala dele ocorreu na entrega da UPA da Mulher.
Na ocasião, ele disse, ainda, que não terá dificuldade em votar projetos de Márcio Corrêa (PL), quando ele assumir o executivo. Mas, também, não se furtará de “olho no olho” deixar os seus posicionamentos naquilo que não concordar.
Reconhecimento
Também na solenidade de entrega da UPA da Mulher, o prefeito Roberto Naves fez questão de lembrar que o vereador Dominguinhos sofreu bullying quando decidiu disputar a presidência da Câmara Municipal de Anápolis, por conta do seu jeito e palavreado simples.
E, de acordo com Roberto, Dominguinhos deve entrar na história como um dos melhores presidentes que teve o Legislativo anapolino.
E, mudando um pouco a prosa, Roberto se emocionou ao falar da esposa, primeira-dama e deputada Vivian, o modo como ela conduz o seu trabalho: “simples, educada, acessível”. Ele a elogiou pela decisão de entrar para a política. O que não estava nos planos, mas aconteceu e deu certo.
Bolacha
O prefeito Roberto Naves, aproveitando a visita da prefeita eleita de Goiânia, a coronel Cláudia Lira, contou como surgiu a ideia do projeto de ter o empresário Sandro Mabel como candidato à Prefeitura de Goiânia. Roberto lembrou que essa conversa surgiu no “pé” da Muralha da China, quando ele e a primeira-dama Vivian Naves, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, conversavam sobre política.
Caiado dizia que a ideia era ter um nome com “pegada” de administrador. Dito isso, Roberto sugeriu o nome de Mabel e, de início, foi refutada, porque Caiado e Mabel estavam distantes, quase que brigados.
Mas a semente foi plantada e numa reunião em Palácio, Caiado chamou Sandro para uma conversa reservada e de lá, já estava selado o projeto.
- Vereadores que foram à entrega do Complexo da Mulher: Domingos Paula, Thaís Souza, Luzimar Silva, João Feitosa, Alex Martins e Cabo Fred Caixeta.
- Atual legislatura está próximo de acabar e nada de conclusivo sobre o caso das assinaturas falsas envolvendo o vereador Policial Federal Suender.
- A deputada Vivian Naves (PP) já disse e reiterou que estará com o seu mandato à disposição para ajudar a cidade de Anápolis. Mais, ainda, se for para ajudar a manter funcionando o Complexo da Mulher.
- A equipe de transição de Márcio Corrêa reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, a fim de alinhar estratégias com vistas a demandas que a cidade tem para consultas, exames e cirurgias. Também participou o deputado Amilton Filho.
- Nada de novo, por enquanto, em relação a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Teve muito barulho e, agora, as conversas continuam, mas sem muito alarde. Por ora, vai se consolidando o nome da vereadora Andreia Rezende (Avante) para a presidência.
- Só lembrando a eleição da Mesa é feita cargo por cargo. Assim, pode ser que só tenha uma candidatura à presidência e duas para 1º secretário, por exemplo, ou vice-versa.
- Na diplomação do prefeito Márcio Corrêa (PL), compareceu o vereador eleito de Goiânia, major Vitor Hugo. Não compareceu o presidente regional do partido, o senador Wilder Morais.
Leia ainda: Conheça os nomes anunciados por Márcio Corrêa para o secretariado